05/08/2024 - Cenário do Pantanal
Descarga y escucha en cualquier lugar
Descarga tus episodios favoritos y disfrútalos, ¡dondequiera que estés! Regístrate o inicia sesión ahora para acceder a la escucha sin conexión.
Descripción
Olá, hoje é 05 de agosto de 2024, sou Fabíola Lira, estou Assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em Tangará da Serra-Mato Grosso e falaremos sobre o Pantanal Sul-mato-grossense....
mostra másO Pantanal, ou Planície Pantaneira, é uma grande depressão no meio da América do Sul e tido como a maior área úmida do planeta. Considerado o bioma mais bem conservado do Brasil, uma vez que mais de 80% de sua área total mantém a cobertura vegetal nativa
. Em 2023 foi sancionada a Lei do Pantanal, primeira legislação voltada integralmente ao bioma, cujo artigo 1º dispõe sobre a conservação, a proteção, a restauração e a exploração ecologicamente sustentável da Área de Uso Restrito da Planície Pantaneira, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.
E em razão da complexidade dos ecossistemas do Pantanal, existe a necessidade de utilização de um sistema de pastejo sustentável e adaptativo dessa forma evitando a degradação das pastagens, preservando a produção de forrageiras com qualidade nutritiva e quantidades necessárias ao bom desempenho da bovinocultura.
Com as mudanças na sociedade em relação ao consumo alimentar e sua relação com os impactos da produção de alimento, o pecuarista pantaneiro tem procurado adotar boas práticas produtivas de carne bovina que sejam socialmente responsáveis, ambientalmente saudáveis e economicamente viáveis.
A certificação “Carne Orgânica Pantaneira” iniciou-se com a formação da Associação Brasileira de Produtos Orgânicos - ABPO, criada em 2001 por pecuaristas pantaneiros, que elaboraram um protocolo de produção. Para a obtenção do “selo de certificação orgânica” o pecuarista deve produzir a carne orgânica de acordo com o protocolo nacional. O animal é criado solto no pasto sem uso de insumos químicos, e com eventual suplementação feita com grãos não-transgênicos. A prevenção e o tratamento de doenças destes animais são feitos com homeopatia ou fitoterapia, as vacinas obrigatórias são aceitas. Se o criador precisar recorrer a medicamentos farmacêuticos convencionais, o animal deixa de ser orgânico.
O selo de “boi sustentável” reconhece o animal nascido e criado dentro do sistema produtivo tradicional pantaneiro, sistema esse que possui característica pastoril que só existe nessa região, sendo sua origem rastreada. A carne sustentável é produzida mediante o cumprimento das regras e princípios estabelecidos no Memorial Descritivo e Manual de Procedimentos Operacionais do Protocolo do Programa de Certificação da Linha “Carne Sustentável ABPO”, registrado na Confederação Nacional de Agricultura -CNA.
Os selos de certificação geram incremento na receita do produto para o pecuarista, uma vez que os abatedouros pagam de 5% a 10% a mais na arroba dos bovinos que forem certificados na modalidade “Pantanal Orgânico” além de isenção de 67% do ICMS, e, para modalidade “Pantanal Sustentável” a isenção de 50% do ICMS.
Em consonância com Guia de melhores práticas pecuárias da planície pantaneira – Embrapa 2021 e a nova Lei do Pantanal, o BB disponibiliza linhas de investimento para recuperação de pastagens degradadas e Custeio agropecuário com o qual você pode financiar diferentes despesas da sua produção e garantir os melhores insumos para um ciclo pecuário bem-sucedido.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
Información
Autor | Broto |
Organización | Broto |
Página web | - |
Etiquetas |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Comentarios