05 Sem título - 1964 - Óleo sobre tela - Coleção particular

15 de may. de 2023 · 3m 35s
05 Sem título - 1964 - Óleo sobre tela - Coleção particular
Descripción

Audiodescrição: O óleo sobre tela, sem título, de 1964, obra abstrata que mede 135 por 110 cm, na vertical, com fundo branco, mostra dois quadrados de contornos irregulares e diferentes...

mostra más
Audiodescrição:
O óleo sobre tela, sem título, de 1964, obra abstrata que mede 135 por 110 cm, na vertical, com fundo branco, mostra dois quadrados de contornos irregulares e diferentes dimensões. Um grande na cor amarela ocupa a maior parte da obra que parece equilibrar-se sobre outro bem menor, na cor preta, que está encostado e levemente sobreposto na base do quadrado amarelo. A figura geométrica maior revela-se com uma camada de tinta amarela sobreposta a outras camadas de tinta ocre, marrom ou preta, cujo efeito parece sujar ou sombrear o amarelo intenso por meio de ranhuras ou craquelados que denunciam as camadas escondidas. O quadrado amarelo tem na parte superior uma fina linha que vai de um lado a outro, rasgando-a. Na parte inferior, o quadrado centralizado preto também parece sobrepor outra camada de tinta mais clara. Uma linha irregular cinza atravessa o quadrado preto, na área de intersecção dos dois, como uma ruptura das cores. A parte inferior da obra tem o fundo branco. Tomie introduz a geometria em muitas de suas obras. As formas geométricas são construídas com contornos irregulares, linhas descontínuas, oscilantes e interrompidas.

Observações curatoriais:
O artista do expressionismo abstrato Mark Rothko é uma das principais referências em pintura para Tomie Ohtake. Rothko e Ohtake compartilham o interesse de proporcionar estados contemplativos e meditativos por meio da pintura. A própria artista comenta, em uma entrevista com o jornalista Miguel de Almeida, em 2006: “Rothko é um dos artistas que admiro bastante. Alguns trabalhos meus, da década de 1960, chegaram a cruzar com os dele. No caso dele, o encontro das cores se dá de uma forma em que uma cor repousa sobre a outra. No meu caso, elas criam uma ruptura, aparecendo então uma linha. Essa é a diferença fundamental: a cor do Rothko se espalha por cima da outra cor, enquanto a minha recorta uma superfície da cor existente e nesse vazado ponho uma outra cor.”
mostra menos
Información
Autor Instituto Tomie Ohtake
Página web -
Etiquetas
-

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca