08 JOHN MARTIN - A queda de Nínive
Descarga y escucha en cualquier lugar
Descarga tus episodios favoritos y disfrútalos, ¡dondequiera que estés! Regístrate o inicia sesión ahora para acceder a la escucha sin conexión.
Descripción
8 - JOHN MARTIN A queda de Nínive -1829-1830 Água-forte, meia-tinta 71 centímetros por 92,5 centímetros Gravura de matriz em metal com forte uso da técnica do claro-escuro barroco. Ela...
mostra másA queda de Nínive -1829-1830
Água-forte, meia-tinta
71 centímetros por 92,5 centímetros
Gravura de matriz em metal com forte uso da técnica do claro-escuro barroco. Ela apresenta uma imagem dramática da destruição de Nínive, capital da Assíria, onde hoje está o Iraque. A cidade estava situada às margens do rio Tigre, na região conhecida na antiguidade como Mesopotâmia, ou terra entre rios. A imagem apresenta diversas, volumosas e suntuosas estruturas arquitetônicas com torres e relevos de fachada, que se assemelham a palácios com incontáveis colunas dóricas, adornadas com detalhes em estilo coríntio, em edificações de muitos andares alinhados. Há uma parte central das construções que é amuralhada parecendo circundar a cidade. O céu está repleto de dramáticas nuvens escuras, carregadas, turbulentas e no fundo da imagem o céu carregado é iluminado por raios e relâmpagos que descem por detrás das edificações no horizonte extremamente distante. A composição é quase toda bem escura e na parte inferior central há um foco iluminado, onde está a figura de um rei em pé, com o braço direito estendido para o alto, coroa pontiaguda, cabelos escuros e barba. Ele está trajando um volumoso manto escuro cuja cauda é sustentada por uma fileira volumosa de mulheres suplicantes com as mãos para o alto em louvor. Mesmo com o manto volumoso, o rei tem à mostra a perna esquerda torneada e está cercado por várias outras mulheres, sendo que as sete que estão mais próximas dele vestem trajes claríssimos, iluminados, que parecem se dissipar como um nevoeiro se arrastando para o lado direito da composição, e estão ajoelhadas, sentadas e caídas no chão, algumas com os braços para o alto. Logo diante delas, há uma pilha de tesouros ofertados que escorrem por alguns degraus abaixo de uma grande escadaria onde eles estão. Outro grupo de mulheres também vestidas de branco que parecem estar envoltas em uma bruma, desmaiando e sendo amparadas por diversas outras mulheres de trajes escuros. Vários soldados estão em posição de ataque e defesa, inúmeras pessoas estão caídas, se protegendo, enquanto outras estão sentadas e em pé em posições que sugerem movimento e tumulto. Há pessoas deitadas e em pé com os braços levantados, e do lado esquerdo um longo tecido desce sobre mais tesouros, pratarias e pessoas. Na parte inferior da composição há uma frase em inglês que traduzindo diz: a sua majestade majestade cristã Charles Décimo, rei da França e Navarra como humilde homenagem ao sentimento grato do artista pela alta honra sua majestade cristã tem a graça de conferir a ele.
Información
Autor | Instituto Tomie Ohtake |
Organización | Instituto Tomie Ohtake |
Página web | - |
Etiquetas |
-
|
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company