#13: Os territórios educativos e a educação integral, interdimensional e ao longo da vida.

31 de mar. de 2022 · 23m 36s
#13: Os territórios educativos e a educação integral, interdimensional e ao longo da vida.
Descripción

O visionário educador Anísio Teixeira defendia que a escola deveria “ser uma parte integrada da própria vida, ligando as suas experiências às experiências de fora da escola”. Criador do ambicioso...

mostra más
O visionário educador Anísio Teixeira defendia que a escola deveria “ser uma parte integrada da própria vida, ligando as suas experiências às experiências de fora da escola”.
Criador do ambicioso projeto da Escola-Parque, quando foi Secretário da Educação do Estado da Bahia, no final dos anos 40, Anísio dizia que escola deveria formar “pequeninos Sócrates” que tivessem a inteligência preparada para lidar com as incertezas do mundo complexo, a se preparar para a democracia, e para enfrentar os problemas do mundo.

Não podemos separar a educação da vida. Para pensarmos a ideia de formação integral é preciso ir além do espaço familiar e escolar, alcançar o espaço da cidade, do mundo e religar os saberes. Aprendemos na família, na comunidade, nos espaços de convivência com qualquer pessoa, no campo, na cidade, com o nosso planeta e universo.

Neste episódio falamos sobre os territórios educativos e sobre a necessidade da integração plena da escola com a comunidade. A escola deve ser um polo de conexão para que a comunidade inteira se envolva com as futuras gerações. Esse deve ser o nosso compromisso, a nossa responsabilidade pessoal e social com as novas gerações. Como diz o provérbio africano, “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”.

Falamos da escola como a articuladora dos potenciais locais, através da gestão democrática plena, com a possibilidade da participação de todos os atores nesse processo: pessoas da comunidade, pais, funcionários, professores, alunos e outros atores que possam colaborar, como empresas, ONGs.

Em breve provavelmente não mais teremos mais fronteiras entre as escolas e comunidades. Temos a educação para além do espaço da escola e cada vez mais a educação sai da escola. Num futuro próximo muitos bairros se transformarão em escolas a céu aberto, conectadas aos professores e às salas de aula.

Para além das atividades físicas e presenciais, teremos cada vez mais atividades à distância. As novas tecnologias já permitem atividades híbridas de aprendizagem, e muitas outras virão, através dos avanços tecnológicos. Serão vinculadas e coordenadas pela escola, mas com as conexões nos lares e comunidades.

Quanto mais integrados e integradores forem os ambientes que envolvam a escola e a comunidade, mais êxito teremos rumo a uma aprendizagem integral e para a cidadania. É a comunidade inteira que educa as novas gerações.
**
Para mais informações sobre o podcast Aprendências, aos conteúdos complementares, às referências autorais e citações de autores deste episódio, acesse: www.aprendencias.com.br

As trilhas sonoras respeitam os direitos autorais e foram adquiridas de
https://musopen.org/music/

https://www.free-scores.com/
mostra menos
Información
Autor Antonio Ozorio
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca