14/12/2021 - Cenário do arroz
Descarga y escucha en cualquier lugar
Descarga tus episodios favoritos y disfrútalos, ¡dondequiera que estés! Regístrate o inicia sesión ahora para acceder a la escucha sin conexión.
Descripción
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é terça-feira, 14 de dezembro de 2021. Meu nome é Fabíola Lira, assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em São Borja, Rio...
mostra másOlá! Hoje é terça-feira, 14 de dezembro de 2021. Meu nome é Fabíola Lira, assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em São Borja, Rio Grande do Sul, e falaremos sobre o cenário do arroz.
As exportações brasileiras de arroz em equivalente casca no mês de novembro de 2021 totalizaram 26,34 mil toneladas, sendo o segundo menor volume embarcado este ano. Conforme dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior, o recuo atingiu quase 81% quando comparado ao mês anterior. A baixa atratividade do produto nacional e a limitação na efetivação de transações externas foram os principais fatores relacionados ao resultado das exportações em novembro.
A demanda interna encontra-se arrefecida e não tem apresentado sinais de recuperação, corroborando para o enfraquecimento das cotações. Na última sexta-feira, 10, o Indicador Esalq/Senar-RS do arroz com 58% grãos inteiros e pagamento à vista fechou a R$ 62,28 por saca de 50 kg, queda de 5,39% ante o registrado no mesmo período do mês anterior.
Em contrapartida, de acordo com o Cepea, o mercado interno registrou, ainda no mês de novembro de 2021 e pelo oitavo mês consecutivo, preço médio recebido pelo exportador equivalente a R$ 104,93/sc de 50 kg, reflexo do câmbio favorável.
Vale ressaltar que o cultivo do cereal da safra 2021/22 avança em todo o território nacional. Especificamente no RS, maior produtor brasileiro, o plantio encontra-se praticamente finalizado. Favorecidas pela ocorrência de chuvas, ainda que esparsas, as lavouras apresentam desenvolvimento satisfatório, com condições adequadas para germinação, emergência e bom estande de plantas.
Todavia, conforme ressaltado no último relatório divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento, a escassez de insumos na safra atual tem feito com que muitos produtores reduzam, ainda que pouco, o nível de tecnologia empregado, o que pode resultar na redução da produtividade no final da safra brasileira.
Observa-se ainda crescente interesse dos orizicultores no RS no cultivo de soja em lavouras de arroz para a próxima safra, inclusive em áreas de várzeas (áreas que ficam inundadas em determinadas épocas do ano), tanto pelo sistema de sulcos, quanto por sulco-camalhão, motivado pelo aumento substancial dos custos de produção no cultivo do cereal, o que tem reduzido as margens do orizicultor.
Para ter acesso a este e outros BBcast acesse blog.broto.com.br/bbcast-agro/ ou procure por BBcast Agro na sua plataforma de streaming de preferência.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
Información
Autor | Broto |
Organización | Broto |
Página web | - |
Etiquetas |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Comentarios