#4 ...e vai virar uma grande ANARQUIA? Talvez...
Descarga y escucha en cualquier lugar
Descarga tus episodios favoritos y disfrútalos, ¡dondequiera que estés! Regístrate o inicia sesión ahora para acceder a la escucha sin conexión.
Descripción
Eduardo Szklarz para Superinteressante: "Que tal viver em um mundo sem hierarquia e sem leis, sem governos nem papas? No século 19, os anarquistas imaginaram uma sociedade assim. Os indivíduos...
mostra más"Que tal viver em um mundo sem hierarquia e sem leis, sem governos nem papas? No século 19, os anarquistas imaginaram uma sociedade assim. Os indivíduos se encontraríam acima dos Estados, criando e dividindo produtos entre si. Não existiriam monopólios, e o conhecimento seria produzido de forma coletiva. Nacionalidades seriam desprezadas, e as mulheres teriam os mesmos direitos que os homens. “O homem só se emancipa e se liberta através do esforço coletivo de toda a sociedade”, dizia o anarquista Mikhail Bakunin. Um discurso bonito, mas impossível. Salvo algumas experiências efêmeras, o anarquismo nunca virou realidade."
Existe um ditado que diz "NUNCA É TEMPO DEMAIS..." e parece que estamos prestes a aprender que o impossível se torna realidade em tempos como os que estamos vivendo. Alternativas em termos de pesquisa e distribuição de conhecimento e renda que antes seriam impensáveis hoje batem a nossa porta e inevitavelmente atravessarão o nosso dia a dia. Iniciativas individuais, auto cuidado, capacidade de cooperar e não de competir tudo isso é o que provavelmente arrancará a humanidade dos braços da aniquilação, do desespero. O modelo anarquista do século 19, chamado de utópico parece ser mais do que implementável agora e parece ser o único caminho viável.
Neste sentido, este episódio do nosso podcast discute teoricamente alguns conceitos ligado à autogestão e para exemplificar mostra algumas iniciativas individuais ou de pequenos grupos que têm jogado uma luz de esperança nestes nossos tempos sombrios. Nosso convidado é o amigo (e professor) Pedro Russi (PPGCOM-UnB).
Fontes:
https://super.abril.com.br/historia/anarquia-aqui-e-agora/
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/anarquismo.htm
https://www.politize.com.br/anarquismo/
https://www.youtube.com/watch?v=2DAIe1SlLMo - lembrando que a maioria das iniciativas foram tomadas em núcleos menores (municipais e estaduais) e não por um Estado Nacional.
https://www.academia.edu/15485259/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_hist%C3%B3ria_da_filosofia_anarquista_pensadores_correntes_e_conceitos_do_anarquismo_e_sua_contemporaneidade
https://www.scribd.com/document/317233625/WOODCOCK-G-org-Os-Grandes-escritos-anarquistas-pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0020-38742018000100338
Manifesto Hacker: https://cyberculturabr.wordpress.com/2017/02/15/o-manifesto-hacker/
Información
Autor | Ane Molina |
Organización | Ane Molina |
Página web | - |
Etiquetas |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Comentarios