#40 - Dez semanas de CPI da Covid; e agora?

6 de jul. de 2021 · 17m 54s
#40 - Dez semanas de CPI da Covid; e agora?
Descripción

A última semana foi bem tumultuada, com denúncias de corrupção no Ministério da Saúde. E tudo começou com documentos entregues à CPI da Covid. Desde que passaram a circular informações...

mostra más
A última semana foi bem tumultuada, com denúncias de corrupção no Ministério da Saúde. E tudo começou com documentos entregues à CPI da Covid. Desde que passaram a circular informações sobre pedidos de propina e contrato irregular para compra de vacinas, a comissão mudou bastante seu perfil. Já quase nem se fala mais no tal do gabinete paralelo, que teria agido à revelia do Ministério da Saúde, nem em tratamento precoce.

O auge da semana passada na CPI foi o depoimento do policial militar Luiz Paulo Dominguetti. Ele atuou como representante da Davati Medical Supply na negociação para a venda da vacina AstraZeneca ao Brasil. Dominguetti denunciou o agora ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, de pedir um dólar de propina por dose vendida.

No Senado, além de falar sobre essa acusação, Dominguetti surpreendeu ao mostrar um áudio do deputado Luis Miranda, sugerindo que ele também participou do esquema para pedir propina por vacinas. Prontamente Miranda reagiu à acusação de Dominguetti, dizendo que aquela negociação do áudio é antiga, e dizia respeito à compra de luvas. O que foi confirmado por um representante da Davati.

Depois disso, os parlamentares decidiram pela apreensão do celular de Dominguetti. E senadores questionaram se o policial não era uma testemunha “plantada” para confundir os trabalhos da CPI.

Agora a comissão quer ouvir o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, que teria sido citado por Jair Bolsonaro, quando Luis Miranda fez a denúncia de contrato irregular para a compra da Covaxin. Inclusive, nesta semana, a CPI vai decidir se permite a quebra de sigilo de Ricardo Barros e também do deputado Miranda.

E o que mais vem por aí? Sobre isso, a apresentadora Joana Treptow conversou com o repórter e apresentador da Band em Brasília, Rodrigo Orengo.

Pare o Mundo que Eu Quero Saber é um podcast do Jornal da Band com Joana Treptow, que tem a proposta de explicar assuntos da atualidade com uma linguagem leve e acessível.

Coordenação: Stéfanie Rigamonti e Larissa Zapata
Roteirização, edição e sonorização: Stéfanie Rigamonti
Direção: Andre Basbaum
mostra menos
Información
Autor Grupo Bandeirantes
Organización Vibra (Brasil)
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca