#51 - Simone Biles: não foi só psicológico; entenda o que a ginasta teve

4 de ago. de 2021 · 26m 53s
#51 - Simone Biles: não foi só psicológico; entenda o que a ginasta teve
Descripción

Os jogos olímpicos começaram com uma grande expectativa sobre a ginasta Simone Biles, que estreou nas olimpíadas em 2016, no Rio de Janeiro, e já conquistou cinco medalhas, sendo quatro...

mostra más
Os jogos olímpicos começaram com uma grande expectativa sobre a ginasta Simone Biles, que estreou nas olimpíadas em 2016, no Rio de Janeiro, e já conquistou cinco medalhas, sendo quatro de ouro. A competência técnica da atleta é incontestável. Em campeonatos mundiais, aos 24 anos de idade, Biles já soma 25 medalhas, 19 das quais de ouro. Ela é a ginasta mais condecorada da história dos Estados Unidos.

Com as aposentadorias dos fenômenos Michael Phelps e Usain Bolt, neste ano Simone Biles era o nome mais aclamado dos jogos de Tóquio. Mas logo na classificatória ela impressionou não por fazer o que sempre fez. Ao contrário: pelos erros que não costuma cometer em campeonatos. E mesmo errando em todas as suas apresentações, terminou em primeiro.

Na final do individual geral, as expectativas ainda eram altas. Mas ela acabou desistindo após não executar o salto que estava prometendo, mudar o elemento e se desequilibrar na hora do pouso. Com a mesma coragem que tinha para saltar 3 metros de altura sobre a mesa, agora a ginasta teve ao desistir e respeitar seus limites.

E não foi só pressão psicológica que a fez parar. Simone Biles somatizou. Ou seja, as questões mentais por quais estava passando refletiram no corpo! Ela simplesmente perdeu o equilíbrio. Há um termo para definir o que a atleta teve: uma série de twistes. No ar, a ginasta chegou a perder qualquer referência de espaço. Imagine o perigo!

Para explicar por que acontece essa perda de controle do próprio corpo e como o cérebro opera nesses momentos-limite, a apresentadora Joana Treptow conversou com o psiquiatra Eduardo Tancredi, diretor médico da eCare. Confira!

Operação de áudio: Erik Narciso Vernizzi
Coordenação: Larissa Zapata e Stéfanie Rigamonti
Direção: Andre Basbaum
mostra menos
Información
Autor Grupo Bandeirantes
Organización Vibra (Brasil)
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca