As redes sociais estão interferindo nas eleições?

20 de sep. de 2018 · 1h 29m 30s
As redes sociais estão interferindo nas eleições?
Descripción

Em julho deste ano, o Facebook retirou do ar 196 páginas e 87 perfis no Brasil alegando, em comunicado oficial assinado por seu líder de Cibersegurança, Nathaniel Gleicher, que os...

mostra más
Em julho deste ano, o Facebook retirou do ar 196 páginas e 87 perfis no Brasil alegando, em comunicado oficial assinado por seu líder de Cibersegurança, Nathaniel Gleicher, que os perfis excluídos formavam uma “rede coordenada” que “escondia das pessoas a natureza e a origem de seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação”, sem explicar o que seriam “divisão” e “desinformação”. Em agosto, foi a vez de cerca de 650 páginas supostamente ligadas à Rússia e ao Irã que poderiam influenciar as eleições nos Estados Unidos. No mesmo dia, o Twitter anunciou a remoção de 284 contas supostamente ligadas ao Irã.

No Brasil, a medida gerou um pedido de informações por parte de Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO), que foi respondido há cerca de um mês. Foi a primeira vez que a lista completa de páginas retiradas veio à público, levantando ainda mais polêmica sobre o viés ideológico das ações da empresa. No último dia 27 de agosto, o procurador Ailton Benedito, responsável pelas investigações, enviou uma representação à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que também é procuradora-geral eleitoral,  afirmando que as redes sociais estão violando o direito à comunicação e a legislação eleitoral.

O Podcast Ethos conversou com a Ailton Benedito sobre a representação e buscou também Caio Cabeleira, advogado e doutor em direito pela USP, Jacqueline Abreu, advogada especialista em direito digital e doutoranda em direito pela USP, além de Luca Belli, professor de Governança e Regulação de Internet na FGV Direito Rio, para entender os limites da atuação das plataformas e as discussões sobre regulação da área.

-

Tenha acesso a conteúdos exclusivos! Assine: https://assinaturas.gazetadopovo.com.br/

Escolha seu app favorito e receba uma seleção com as principais notícias do dia no seu celular: leia.gp/2MTnyrS

Acompanhe a Gazeta do Povo nas redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/gazetadopovo
Twitter: twitter.com/gazetadopovo
Instagram: www.instagram.com/gazetadopovo
Google +: plus.google.com/+gazetadopovo
mostra menos
Información
Autor Gazeta do Povo
Organización Gazeta do Povo (Brasil)
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca