Moraes determina abertura de inquérito contra Ibaneis Rocha e Anderson Torres

16 de ene. de 2023 · 6m 23s
Moraes determina abertura de inquérito contra Ibaneis Rocha e Anderson Torres
Descripción

O podcast Bom Dia – Gazeta do Povo desta segunda-feira (16) te conta que Moraes atende PGR e pede abertura de inquérito contra Ibaneis Rocha e Anderson Torres; secretário do...

mostra más
O podcast Bom Dia – Gazeta do Povo desta segunda-feira (16) te conta que Moraes atende PGR e pede abertura de inquérito contra Ibaneis Rocha e Anderson Torres; secretário do Ministério da Saúde quer facilitar o aborto, além de outros destaques.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de um inquérito contra o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF), os ex-secretários de Segurança do DF Anderson Torres e seu interino, Fernando de Sousa Oliveira, além do ex-comandante-geral da Polícia Militar do DF, Fábio Vieira. A determinação tem o objetivo de investigar eventual responsabilidade das autoridades em relação aos atos de vandalismo praticados contra as sedes dos Três Poderes no dia 08 de janeiro em Brasília. A decisão atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). O órgão está em busca de provas de eventuais ações ou omissões dos investigados. A PGR também pediu a abertura de outro inquérito, dessa vez para identificar os mentores intelectuais dos ataques. Na decisão, Moraes aponta que alguns fatos revelam a omissão e conivência de diversas autoridades da área de segurança e inteligência do DF, como a ausência do necessário policiamento, em especial do Comando de Choque da PMDF, durante os atos, autorização para que mais de cem ônibus ingressassem em Brasília sem qualquer acompanhamento policial e a total inércia no encerramento do acampamento de manifestantes na frente do quartel-general do Exército, em Brasília.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que funciona como uma prévia do PIB, teve uma queda de 0,55% em novembro, comparativamente a outubro. Nos três meses encerrados em novembro, a retração foi de 0,68% em relação ao trimestre anterior. Em comparação com novembro de 2021, houve uma expansão de 1,65% na atividade econômica. No ano, a variação positiva é de 3,26% e em 12 meses, de 3,15%. O índice reúne informações da atividade dos três setores da economia: agropecuária, indústria e serviços. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a produção industrial encolheu 0,1% em novembro, relativamente a outubro, e as vendas no comércio caíram 0,6%.

Com a troca de comando no governo, o Ministério da Saúde tem dado sinais de que pode rever medidas sobre o aborto e remover algumas das barreiras à realização do procedimento. Opositores do aborto enxergam uma grande chance de que o governo revogue quatro medidas implementadas pelo Ministério da Saúde na gestão Bolsonaro. Nos primeiros dias do novo governo, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, já afirmou que vai atuar pela legalização do procedimento. A ministra da Saúde, a socióloga Nísia Trindade, prometeu revogar normas que ofendem "os direitos sexuais e reprodutivos." O secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, foi na mesma direção: disse que vai desfazer medidas "retrógradas" nesse campo. A postura de Nésio é especialmente relevante porque o tema do aborto está sob a alçada dele na pasta. A Saúde, mais do que a pasta de Cida Gonçalves, tem poder suficiente para desfazer algumas das proteções à vida estabelecidas durante o governo Bolsonaro. São normas que disciplinam os procedimentos isentos de punição segundo a lei: em caso de risco de vida à mãe e de gestações geradas por estupro.

A inflação na Argentina quase dobrou em 2022 em relação ao ano anterior, fechando em 94,8%, de acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec). Trata-se de um percentual que não era registrado desde a última hiperinflação no país, há 30 anos. Em 2021, a inflação foi de 50,9%, e os preços continuaram a disparar no ano seguinte devido ao impacto da guerra na Ucrânia sobre os preços dos alimentos e da energia e a uma deterioração macroeconômica interna e incerteza política causada por mudanças no Ministério da Economia, de acordo com analistas privados. A projeção do governo do presidente Alberto Fernández no orçamento de 2023 é de uma inflação de 60% para este ano, e a meta mensal, segundo o ministro da economia, Sergio Massa, é de 3% a partir de abril.

A opinião de Lúcio Vaz, que escreve sobre quem gastou mais com cartões corporativos.

E o sistema de irrigação de Mendoza, na Argentina. Com 30 dias de chuva por ano é possível abastecer a cidade e mil vinhedos.
mostra menos
Información
Autor Gazeta do Povo
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca