Petrobras: política de preços deveria atender lucro e consumidor

2 de mar. de 2022 · 3m
Petrobras: política de preços deveria atender lucro e consumidor
Descripción

O preço dos combustíveis está nas alturas com os sucessivos reajustes autorizados pela Petrobras. Só no ano passado, o aumento foi de cerca de 46%. A pressão social e política...

mostra más
O preço dos combustíveis está nas alturas com os sucessivos reajustes autorizados pela Petrobras. Só no ano passado, o aumento foi de cerca de 46%. A pressão social e política sobre o Governo federal fez até o presidente Jair Bolsonaro falar em privatizar a empresa. Hoje o País não é o único dono da Petrobrás, mas detém 50,5% das ações ordinárias. A atual política de preços da empresa faz o valor dos combustíveis flutuarem de acordo com o mercado internacional, em dólar. Para o mestre e doutor em economia da Fundação Getúlio Vargas, Nelson Marconi, há margem para a Petrobrás ser lucrativa sem pressionar tanto o bolso dos consumidores brasileiros.

Este ano, dois fatores podem fazer a Petrobrás rever a política de preços: a invasão russa sobre a Ucrânia, que deve impactar nos mercados de gás natural e petróleo, e as eleições gerais no Brasil. Com medo de perder votos, até a base aliada sinaliza que o Governo federal deve interferir para baixar os preços dos combustíveis. Para o economista, o Congresso Nacional não deve agir apenas pelas conveniências eleitorais.
Nelson Marconi explica que os preços dos combustíveis estão altos também porque a Petrobrás, nos últimos anos, decidiu priorizar a venda do petróleo bruto, que dá mais lucro, e importar o produto refinado. Uma decisão de alto custo para o consumidor brasileiro. Para ele, uma medida importante seria impedir a Petrobrás de vender as refinarias que ainda tem. E retomar a produção no Brasil, já que a ociosidade das refinarias está na ordem dos 30%.
mostra menos
Información
Autor RW Cast
Organización RW Cast
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca