SAÚDE DO ADULTO - AIDS/HIV
Descarga y escucha en cualquier lugar
Descarga tus episodios favoritos y disfrútalos, ¡dondequiera que estés! Regístrate o inicia sesión ahora para acceder a la escucha sin conexión.
Descripción
No Podcast de hoje iremos falar um pouco sobre a AIDS. Para começar precisamos entender o que é AIDS e o que é HIV. A AIDS é uma doença causada...
mostra másA AIDS é uma doença causada pela infecção de um determinado vírus, esse vírus começa ataca o sistema imunológico, que é o sistema responsável por defender o nosso organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. Esse vírus é capaz de alterar o DNA das células e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção. Já o HIV é o Vírus da Imunodeficiência Humana, justamente o vírus causador da AIDS.
É de grande importância quebrar mitos e tabus, esclarecendo as formas de transmissão da doença, cuja são elas: SEXO SEM CAMISINHA, USO DA MESMA SERINGA EM MAIS DE UMA PESSOA, TRASFUSÃO DE SANGUE CONTAMINADO, INFECÇÃO VERTICAL (MÃE INFECTADA PARA SEU FILHO DURANTE A GRAVIDEZ, NO PARTO E NA AMAMENTAÇÃO) e por fim, INSTRUMENTOS PERFUROCORTANTES NÃO ESTERILIZADOS.
Conhecer o quanto antes a sorologia positiva para o HIV aumenta muito a expectativa de vida de uma pessoa que vive com o vírus. Quem se testa com regularidade, busca tratamento no tempo certo e segue as recomendações da equipe de saúde ganha muito em qualidade de vida. Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).
Sobre o tratamento, desde 1996, o Brasil distribui gratuitamente os ANTIRRETROVIRAIS a todas as pessoas vivendo com HIV que necessitam de tratamento. Atualmente, existem 22 medicamentos, em 38 apresentações farmacêuticas.
Pela Constituição brasileira, as pessoas vivendo com HIV, assim como todo e qualquer cidadão brasileiro, têm obrigações e direitos garantidos; entre eles, estão a dignidade humana e o acesso à saúde pública e, por isso, são amparadas pela lei. O Brasil possui legislação específica quanto aos grupos mais vulneráveis ao preconceito e à discriminação, como homossexuais, mulheres, negros, crianças, idosos, portadores de doenças crônicas infecciosas e de deficiência.
Para mais informações acessem o site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br
Información
Autor | Paula Hellen |
Organización | Paula Hellen |
Página web | - |
Etiquetas |
-
|
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Comentarios