SAÚDE DO ADULTO - AIDS/HIV

25 de ago. de 2020 · 3m
SAÚDE DO ADULTO - AIDS/HIV
Descripción

No Podcast de hoje iremos falar um pouco sobre a AIDS. Para começar precisamos entender o que é AIDS e o que é HIV. A AIDS é uma doença causada...

mostra más
No Podcast de hoje iremos falar um pouco sobre a AIDS. Para começar precisamos entender o que é AIDS e o que é HIV.
A AIDS é uma doença causada pela infecção de um determinado vírus, esse vírus começa ataca o sistema imunológico, que é o sistema responsável por defender o nosso organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. Esse vírus é capaz de alterar o DNA das células e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção. Já o HIV é o Vírus da Imunodeficiência Humana, justamente o vírus causador da AIDS.
É de grande importância quebrar mitos e tabus, esclarecendo as formas de transmissão da doença, cuja são elas: SEXO SEM CAMISINHA, USO DA MESMA SERINGA EM MAIS DE UMA PESSOA, TRASFUSÃO DE SANGUE CONTAMINADO, INFECÇÃO VERTICAL (MÃE INFECTADA PARA SEU FILHO DURANTE A GRAVIDEZ, NO PARTO E NA AMAMENTAÇÃO) e por fim, INSTRUMENTOS PERFUROCORTANTES NÃO ESTERILIZADOS.
Conhecer o quanto antes a sorologia positiva para o HIV aumenta muito a expectativa de vida de uma pessoa que vive com o vírus. Quem se testa com regularidade, busca tratamento no tempo certo e segue as recomendações da equipe de saúde ganha muito em qualidade de vida. Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).
Sobre o tratamento, desde 1996, o Brasil distribui gratuitamente os ANTIRRETROVIRAIS a todas as pessoas vivendo com HIV que necessitam de tratamento. Atualmente, existem 22 medicamentos, em 38 apresentações farmacêuticas.
Pela Constituição brasileira, as pessoas vivendo com HIV, assim como todo e qualquer cidadão brasileiro, têm obrigações e direitos garantidos; entre eles, estão a dignidade humana e o acesso à saúde pública e, por isso, são amparadas pela lei. O Brasil possui legislação específica quanto aos grupos mais vulneráveis ao preconceito e à discriminação, como homossexuais, mulheres, negros, crianças, idosos, portadores de doenças crônicas infecciosas e de deficiência.
Para mais informações acessem o site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br
mostra menos
Información
Autor Paula Hellen
Organización Paula Hellen
Página web -
Etiquetas
-

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca