Portada del podcast

15 Minutos - Gazeta do Povo

  • Câmara aprova projeto “anti-MST”

    24 MAY. 2024 · *) Foi aprovado na Câmara dos Deputados um projeto que vem sendo interpretado como um duro golpe em movimentos como o MST, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.  A proposta prevê que pessoas "efetivamente identificadas" pela polícia em invasões de terra não poderão participar do programa nacional de reforma agrária ou permanecer nele se já estiverem cadastrados, perdendo o lote que ocuparem. Mesmo que não haja uma menção direta ao MST no projeto de lei, o movimento é responsável por diversas invasões de terra registradas no país, tendo historicamente feito ocupações para pressionar pela reforma agrária. Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre esse projeto de lei que pode representar um golpe no MST. A convidada para falar do assunto é a Aline Rechmann, da equipe de República da Gazeta do Povo. Ela assina reportagem sobre o tema. 
    18m 12s
  • Petrobras: nova presidente e o futuro da estatal

    23 MAY. 2024 · *) Agora é oficial. Magda Chambriard será a nova presidente da Petrobras. O nome dela nome foi aprovado na quarta-feira (22) pelo comitê de pessoas e provavelmente será chancelado nesta sexta (24) pelo conselho de administração da estatal. A nova presidente vai ocupar o cargo deixado por Jean Paul Prates, demitido recentemente por Lula.  Ex-funcionária de carreira da Petrobras e diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) no governo de Dilma Rousseff (PT), Magda demonstra estar alinhada às intenções de Lula para a estatal. Este episódio do podcast 15 Minutos vai detalhar mais sobre quem é e o que pensa Magda Chambriard, a nova presidente da Petrobras, e o que isso pode representar para o futuro da companhia. O convidado é o Célio Yano, da equipe de Economia da Gazeta do Povo. 
    15m 44s
  • Moro absolvido no TSE

    22 MAY. 2024 · *) Foi por unanimidade que o Tribunal Superior Eleitoral decidiu manter o mandato do senador Sergio Moro (União-PR).  O ex-juiz da Lava Jato comemorou a decisão. Disse que o julgamento foi técnico e independente.  Lembrando que Moro já havia sido absolvido na justiça eleitoral paranaense. Assim como os juízes do TRE, os ministros do TSE rejeitaram os argumentos do PL e da Federação PT-PCdoB-PV que pediam a cassação do mandato do senador paranaense.  Além de definir que Sergio Moro permanece no Senado, o placar de sete a zero no julgamento também indica um aceno do presidente da Corte, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em favor de eventual alívio da tensão entre o Judiciário e Congresso. Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre os sinais que vêm do julgamento da absolvição de Sergio Moro no Tribunal Superior Eleitoral. O convidado para analisar o assunto é o Silvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo em Brasília. 
    18m 45s
  • Uma análise da derrota de Bolsonaro em 2022

    21 MAY. 2024 · *) A eleição presidencial de 2022 foi decidida por muito, mas muito pouco mesmo, em favor de Lula (PT) contra Bolsonaro (PL).  Uma disputa tão acirrada levanta uma série de questionamentos sobre o que teria sido decisivo para a vitória de um candidato e a derrota do outro.  Entre números de pesquisas que levam a diferentes argumentos, um livro que está sendo lançado se debruça sobre o assunto. Ele se chama Voto a Voto: Os Cinco Principais Motivos que Levaram Bolsonaro a Perder (por Pouco) a Eleição, que foi escrito pela jornalista Maria Carolina Trevisan e pelo economista Maurício Moura, fundador e presidente do Instituto Ideia.. Esse episódio do podcast 15 Minutos fala sobre esse tema: o que levou Bolsonaro a perder a eleição de 2022. O convidado é o jornalista e colunista da Gazeta do Povo, Diogo Schelp, que escreve sobre o assunto nesta semana.
    17m 9s
  • Fragilidades do governo federal na ajuda ao RS

    20 MAY. 2024 · *) Em meio às ações de resgate ao Rio Grande do Sul, algumas dificuldades do governo federal estão sendo evidenciadas.  São aspectos financeiros, de comunicação e de organização de equipe.  Uma reportagem da Gazeta do Povo levantou 5 pontos que mostram essas dificuldades, em meio ao auxílio às vítimas da maior tragédia climática da história do estado gaúcho. Quem assina essa matéria é Silvio Ribas, da equipe de República. Ele é o convidado deste episódio do podcast 15 Minutos. 
    18m 29s
  • O julgamento de Moro no TSE

    17 MAY. 2024 · *) O julgamento do senador Sergio Moro no TSE será retomado (e pode ser finalizado) na terça-feira, dia 21/05. Os ministros da corte eleitoral irão decidir se cassam ou não o mandato do ex-juiz da Lava Jato.  Moro já se livrou da cassação no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Agora, aguarda o resultado do julgamento do recurso impetrado pelo PL e pela federação formada por PT-PV-PC do B em Brasília.  Mais do que decidir sobre o futuro do mandato de Moro, este julgamento poderá fixar parâmetros para as despesas dos pré-candidatos das eleições 2024, às vésperas do período oficial de campanha, que começa somente em agosto. Neste episódio do podcast 15 Minutos nós conversamos sobre o início do julgamento de Moro e como esse caso pode impactar a questão dos gastos eleitorais em pré-campanha. O convidado para falar do assunto é o Renan Ramalho, da equipe da Gazeta do Povo que acompanha o caso em Brasília. 
    19m 13s
  • As medidas do governo Lula para o RS

    16 MAY. 2024 · *) No auxílio às vítimas da enchente que assola o Rio Grande do Sul, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou ao estado nesta semana.  Em meio aos anúncios de ajuda econômica, como o voucher de R$5,1 mil para famílias que perderam as casas, o presidente também oficializou a criação de uma secretaria especial para a reconstrução do Rio Grande do Sul, que será comandada pelo atual ministro responsável pela comunicação do governo, Paulo Pimenta.  A isso tudo se soma a suspensão por três anos da dívida do Rio Grande do Sul com a União, já aprovada também pelo Congresso.  Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre as medidas anunciadas até o momento pelo governo federal para o Rio Grande do Sul. O convidado é o Guilherme Macalossi, colunista de política da Gazeta do Povo, que fala com o podcast direto de Porto Alegre. 
    18m 47s
  • Troca na Petrobras

    15 MAY. 2024 · *) De surpresa, na noite de terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu trocar o presidente da Petrobras. Sai de cena Jean Paul Prates e entra Magda Chambriard, que ainda precisa ter o nome oficializado após decisão do Conselho de Administração da empresa. A demissão de Prates pegou muita gente de surpresa porque foi tomada agora. Se fosse há alguns meses, não seria assim tão surpreendente. Isso porque o agora ex-presidente já vinha acumulando desgastes com o Planalto. Especialmente com alguns ministros, como Rui Costa, da Casa Civil, e Alexandre Silveira, das Minas e Energia.  O que a mudança pode representar? Olha, a visão predominante é de que a troca no comando busca ampliar a interferência política de Lula sobre a estatal.  Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a troca de presidente na Petrobras e o risco de aumento da interferência política na companhia. O convidado é o Célio Yano, da equipe de Economia da Gazeta do Povo, que assina reportagem sobre o assunto.
    16m 12s
  • O atraso do plano nacional de defesa civil

    14 MAY. 2024 · *) O Brasil não tem até hoje um documento, com diretrizes, metas e adoção de medidas concretas para minimizar danos de desastres naturais em todo o país. E não é por falta de cobrança.  https://www.gazetadopovo.com.br/republica/tcu-cobra-do-governo-plano-nacional-para-prevenir-desastres-naturais-ha-10-anos/ mostra que Há pelo menos 10 anos, o Tribunal de Contas da União (TCU), órgão de fiscalização, cobra do Executivo federal a elaboração de um plano nacional para prevenir tragédias em desastres naturais Apesar dessas cobranças, o plano não foi editado até o momento e a promessa mais recente, agora, é de que saia até o final de junho. Este episódio do podcast 15 Minutos fala exatamente sobre essa dificuldade histórica do Brasil de conseguir prevenir tragédias como esta pela qual está passando o Rio Grande do Sul. O convidado para falar do assunto é Renan Ramalho, da equipe de República da Gazeta do Povo, em Brasília. 
    16m 45s
  • RS: o aeroporto debaixo d’água

    13 MAY. 2024 · Desde o início dessa tragédia que afeta o Rio Grande do Sul, são muitas as imagens que geram impacto, tristeza e preocupação. Especialmente aquelas que mostram a dimensão humana da tragédia, com as dificuldades dos resgates e a perda de praticamente toda uma vida construída nas cidades agora tomadas pela água.  Ao mesmo tempo, há a necessidade de pensar na reconstrução do estado. Inclusive na infraestrutura. Neste aspecto, chamam a atenção, claro, os inúmeros trechos de rodovias interditadas.  Mas também é bastante preocupante a situação do principal ponto de entrada e saída via aérea do Rio Grande do Sul: o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.  A concessionária que administra o terminal desde 2018 diz que, no momento, ainda não consegue ter a dimensão do impacto na infraestrutura do aeroporto.  Este episódio aqui do 15 Minutos fala sobre a situação do principal aeroporto do Rio Grande do Sul e como isso impacta na ajuda e no processo de reconstrução do estado. A Gazeta do Povo publica uma reportagem sobre o tema, assinada pelo jornalista Gustavo Ribeiro. É ele o convidado do podcast. 
    18m 32s

O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta,...

mostra más
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Publicado no fim da tarde
mostra menos
Contactos
Información

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca