Portada del podcast

Audiodescrições - Diásporas Asiáticas

  • 01 HEE SUB AHN - Sem título

    16 ABR. 2024 · Obra “Sem título”, óleo sobre tela, 1983. Nessa pintura, as formas são apresentadas pela modelagem das cores e dos volumes, menos pelo detalhamento e mais pela representação. Um grupo de pessoas com diferentes tons de pele está reunido, algumas pessoas sentadas, outras acocoradas. Elas estão posicionadas em um espaço branco no centro da tela, delimitado abaixo por uma área de tinta cinza escuro, mais largo nas pontas e mais estreito no centro. Na porção superior da tela, um céu cinzento e, abaixo dele, do lado esquerdo, um semicírculo preenchido com grossas camadas de tinta branca, em seguida, uma larga faixa de tinta escura com largas pinceladas manchadas de cinzas e preto . Abaixo, à esquerda, a colagem de um rasgo de jornal com letras ocidentais coberto com tinta branca translúcida e, na sequência, o vale onde estão as pessoas e por uma pequena mancha cinza que também toca a base escura.
    Escuchado 1m 28s
  • 02 HEE SUB AHN - Sem título

    16 ABR. 2024 · Obra “Sem título”, óleo sobre tela, 1985. A pintura é feita por camadas de manchas de tinta. Na parte inferior da tela, há uma faixa de tinta branca acinzentada. Sobre essa base, uma forma escura com tonalidades de marrom e preto, com um corpo bojudo no centro e afunilado nas extremidades. A parte esquerda da forma é mais alta que a direita.No ponto mais alto à esquerda, há um pequeno rasgo de revista com fundo preto e caracteres ocidentais em bege. Acima da forma escura, há uma camada de tinta cinza quase branca, seguida por uma camada preta da qual escorrem sete fios de tinta, cinco dos quais tocam a forma escura central. No topo, uma faixa larga de branco acinzentado com duas formas pequenas e alongadas , uma preta sobre uma cinza.
    Escuchado 1m 12s
  • 03 HEE SUB AHN - Sem título

    16 ABR. 2024 · Conjunto de quatro obras que representam casais. Três delas são pinturas feitas com tinta sumi, semelhante ao nanquim, e uma é esculpida em argila. Elas estão expostas sobre um quadrado ocre na parede. A escultura está apoiada em um quadrado destacado da parede e dobrado como uma mesa.  - Na pintura do alto à esquerda, a obra “Sem título”, sem data. Há duas manchas arredondadas à guisa de rostos com contornos desenhados em de perfil, um voltado para o outro, bem próximos, quase colados. O rosto da esquerda tem riscos como cabelos e uma reentrância como boca; o da direita, preenchido em tinta mais escura, tem contorno com nariz, boca e óculos redondos. Uma mancha escura no queixo como cavanhaque. - No alto à direita, a obra “Sem título”, sem data. Dois círculos com delineado de olhos, nariz e boca feitos com pequenos riscos e triângulos. Os rostos olham para frente. Os círculos se tocam na parte superior. Abaixo deles, uma faixa cinzenta com linhas pretas paralelas e horizontais. - Abaixo à direita, a obra “Sem título”, de 2009. Há tinta acrílica, além da sumi sobre papel. Os círculos são como manchas irregulares e estão muito próximos, o da esquerda é preenchido com uma cor amarela com manchas cinzas. Há riscos preenchendo o contorno do rosto, e à guisa de cabelo, pequenas manchas pretas fazem os olhos à direita, o círculo é cinza e o perfil é identificado pelo contorno do nariz.  A escultura é marrom e brilhante. Um casal abraçado pela lateral do corpo. As cabeças redondas e grandes são desproporcionais ao corpo. Ambos olham para cima com olhos feitos por riscos e narizes com pequeno volume triangular. O da esquerda é mais alto, com um tronco curto, a mão no bolso e largas calças. O da direita é mais baixo, com a cabeça recostada no ombro do outro, usa vestido e parte das pernas, que são dois cilindros compridos e finos, fica à mostra. Eles estão sobre um platô retangular de cerâmica esmaltada.
    Escuchado 3m 3s
  • 04 HEE SUB AHN - Sem título

    16 ABR. 2024 · Obra “Sem título”, de 1988, óleo sobre tela. A pintura revela uma paisagem feita pela composição de faixas paralelas de diferentes cores. Acima, uma faixa larga cinzenta com grandes manchas brancas. No canto esquerdo rasgos de jornal sobrepostos em forma quase triangular com caracteres ocidentais. A faixa seguinte é em cinza bem escuro, manchada de cinza claro no centro. Abaixo, um filete branco e, logo abaixo, outra faixa cinza com uma mancha azul royal na porção superior, por último seguindo ao longo da porção inferior da tela, uma faixa em cinza claro. Em meio a esse paralelismo, irrompe uma mancha circular volumosa e preta posicionada próxima ao centro da metade direita do quadro. Essa forma envolve um pequeno círculo branco e, a partir dela, como uma calda, um rasgo de jornal com hanjas, ideogramas chineses usados na Coreia. 
    Escuchado 1m 26s
  • 05 HEE SUB AHN - Sem título

    16 ABR. 2024 · Obra “Sem título”, de 1988, óleo sobre tela. A imagem de Jesus pendurado em uma cruz, feita com duas hastes pretas ocupando a metade superior esquerda do quadro, com uma leve inclinação para a direita. O corpo é cinza, com os braços abertos e pendurados e os pés unidos. No tronco há a colagem de jornal com hanjas, ideogramas chineses usados na Coreia. O fundo é pintado de forma irregular com faixas em tom bege claro, cinza, bege escuro, com colagens de jornal e caracteres ocidentais e orientais. Na base da cruz, um morro de tinta branca e, abaixo dele, próxima à base da tela, uma forma bege retorcida.
    Escuchado 1m 4s
  • 06 HEE SUB AHN - Sem título

    16 ABR. 2024 · Duas cabeças redondas de cerâmica apoiadas em pescoços curtos e  expostas sobre uma ampla mesa amarela.  “Sem título”, 2009. Cabeça redonda esculpida em argila na cor vermelho terra. Os olhos dois pequenos riscos cortados com formão, o nariz uma estrutura piramidal encaixada no centro e a boca, um buraco largo e vazado, mostra que a peça é oca. Há um leve brilho dourado sobre os lábios, nariz e olhos. Os cabelos que cobrem apenas a parte superior da cabeça, em baixo relevo, foram como que cavados com os dedos da artista. “Sem título”, 2010. Cabeça redonda esculpida em argila na cor chumbo com pequenas manchas vermelhas. Os olhos em formas amendoadas feitas com uma ferramenta pontiaguda, o nariz uma pequena pirâmide comprida e a boca, dois pequenos relevos semicirculares posicionados um pouco à direita em relação ao nariz. Nas laterais, há orelhas em alto relevo. Os cabelos são feitos com um pequeno relevo modelado com os dedos.
    Escuchado 1m 35s
  • 07 CHEN KONG FANG - Sem título

    16 ABR. 2024 · “Sem título”, de 1968, óleo sobre tela. A imagem de três mulheres negras perfiladas, retratadas até o busto, ocupa a maior parte da tela. São figuras semelhantes com sobrancelhas altas e finas, olhos grandes, nariz núbio e lábios grossos entreabertos. Usam turbantes brancos com pequenas rendas e blusas cor de rosa com mangas curtas. Ao fundo, uma paisagem com céu azul desbotado e relevo montanhoso marrom.
    Escuchado 48s
  • 08 CHEN KONG FANG - Sem título

    16 ABR. 2024 · “Sem título”, de 1983, óleo sobre tela. Uma embarcação está parada na areia da praia, amparada por troncos de madeira. Ela é branca com uma faixa esverdeada adornando a lateral da proa à popa. A cabine de comando tem dois andares. Do alto do mastro descem duas escadas de corda, que se abrem da ponta, para as laterais. No centro, uma pequena cabine com a ilustração de uma sereia deitada de lado. Ao fundo, há uma paisagem representada em faixas: no alto, azul desbotado, em seguida, uma mais larga em tom azul escuro com ondulações de tinta branca e uma faixa cinza larga abaixo.
    Escuchado 1m 3s
  • 09 CHEN KONG FANG - Composição de obras

    16 ABR. 2024 · Composição de obras feitas entre 1973 e 2002 feitas com materiais diversos: nanquim, ecoline, aquarela, guache, grafite e caneta esferográfica sobre papel, com variações de tonalidades de fundo que vão do branco ao bege. Elas são caracterizadas pela técnica de sumiê, caligrafia japonesa, que proporciona uma sensação de movimento devido ao envolvimento do corpo do artista que delineia a pintura por traços. Nas obras estão representados animais como galos, tigres, águias, cavalos e touros. A figura humana aparece em alguns poucos quadros que incluem montarias. Todo o acervo pertence à família Fang.
    Escuchado 1m 12s
  • 10 CHEN KONG FANG - Sem título

    16 ABR. 2024 · “Sem título”, de 2001, óleo sobre tela. A obra apresenta uma visão externa para dentro de um edifício. No parapeito de uma janela, abaixo à esquerda há a visão parcial de uma gaiola com um pequeno pássaro preto. À direita, no canto, um casal, que se abraça e beija, é desenhado de forma primitivista e quase infantil, diferindo do realismo dos demais elementos. Atrás deles, um vaso com grandes folhagens pontiagudas. Atrás da folhagem, o chão é amarelo, de onde se ergue uma parede amarela com um grande quadro branco, que “cobre” de cima a baixo. Ao fundo, à esquerda, por uma fresta, a silhueta de uma pessoa com a perna erguida para trás.
    Escuchado 1m 8s

Audiodescrições de obras selecionadas da exposição: Diásporas Asiáticas - Instituto Tomie Ohtake. Coordenação de acessibilidade e roteiro de audiodescrição: Cintia Alves Consultoria: Lara Souto Santana Locução: Dri Carvalho Direção musical,...

mostra más
Audiodescrições de obras selecionadas da exposição: Diásporas Asiáticas - Instituto Tomie Ohtake.

Coordenação de acessibilidade e roteiro de audiodescrição: Cintia Alves
Consultoria: Lara Souto Santana
Locução: Dri Carvalho
Direção musical, edição e mixagem: Bianca Milanda

Locuções dos textos da exposição disponíveis em:
www.spreaker.com/podcast/narracoes-diasporas-asiaticas--6151440

Para mais informações sobre a exposição acesse:
www.institutotomieohtake.org.br/exposicoes/diasporas-asiaticas
mostra menos
Información
Autor Instituto Tomie Ohtake
Categorías Arte
Página web -
Email -

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca