25 JUN. 2021 · Regulamentada pelo pelo Governo Federal em agosto de 2020, a Lei Aldir Blanc prevê auxílio financeiro ao setor cultural em todo Brasil. A iniciativa busca apoiar profissionais da área que sofreram com impacto das medidas de distanciamento social por causa da pandemia da Covid-19. Porém, entraves e atrasos têm feito com que os trabalhadores da cultura em Goiás não tenham acesso ao benefício que tem caráter emergencial. Este é o tema da nova edição do Magazine Sonoro, podcast de cultura do POPULAR.
Para discutir o tema, foram convidados a produtora cultural Laila Santoro e o presidente da Federação de Teatro de Goiás (Feteg), Norval Berbari. A promessa do governo federal era de que seriam liberados R$ 3 bilhões para os estados, municípios e o Distrito Federal para serem destinados a manutenção de espaços culturais, pagamento de três parcelas de uma renda emergencial a trabalhadores do setor que tiveram suas atividades interrompidas, e instrumentos como editais e chamadas públicas.
No último dia 15, artistas e produtores culturais goianos foram pegos de surpresa com o adiamento de 20 editais previstos para este mês. O repórter Clenon Ferreira, que assinou matéria recente sobre o assunto, também participa do programa analisando como a lei, prorrogada em maio de 2021, não decolou em sua segunda etapa. Em 2020, gestores estaduais e municipais enfrentaram o desafio de executar, em poucos meses, recursos nunca antes vistos, sem a estrutura normativa e administrativa necessárias.
No quadro de dicas culturais, O Que Faço Eu da Vida, a convidada desta semana é a jovem estilista goiana Naya Violeta, que estreou nesta semana na São Paulo Fashion Week. Ele traz para os ouvintes uma sugestão de livro que tem feito uma carreira vitoriosa em prêmios no Brasil e no exterior. O Magazine Sonoro tem roteiro de Rodrigo Alves, editor do Magazine, que divide a apresentação com o repórter Renato Queiroz.
O programa, que estará disponível a partir de hoje em todas as plataformas de streaming, vai ao ar sempre às sextas-feiras, a cada 15 dias, comentando os principais assuntos da música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição é de Weimer Carvalho, com trabalhos técnicos de Deivison Moura e direção de Fabrício Cardoso, editor-executivo do POPULAR. O episódio marca o encerramento da primeira parte da segunda temporada do programa, que deve voltar ao ar em agosto.