19 AGO. 2023 · Pense em uma corrida de 100 metros em que você, prestador de serviço, foi convidado a disputar, onde após o tiro de largada o árbitro pode encerrá-la aos 90 metros ou aos 110 metros dependendo de quem estiver na dianteira por seu único e exclusivo critério. Como você se sentiria? Frustrado ? injustiçado ? É muito ruim competir quando não se conhece as regras, concordam?
Você, quando prestador de serviço ou fornecedor, já se sentiu "parede" em alguma negociação ou foi vítima de um caçador de proposta? Essa situação frustrante pode estar relacionada a várias práticas conhecidas, mas pouco exploradas ou questionadas, mas é notório, que, em algumas organizações, com baixo nível de gestão, transparência ou de respeito ao compliance surge um conceito muito condenável e que é objeto desta reflexão deste episódio do podcast.
A ética nas negociações dentro das empresas desempenha um papel fundamental na construção de relacionamentos sólidos e duradouros com a respectiva cadeia de fornecimento. Ao pautar suas negociações em princípios éticos, as empresas demonstram comprometimento com a transparência, a honestidade e o respeito mútuo, o que contribui para fortalecer sua reputação no mercado.