Contactos
Información
Os colunistas da Gazeta do Povo, Rodrigo Constantino e Guilherme Fiuza, protagonizam esse podcast semanal sobre os temas mais quentes na política brasileira e no mundo
O Papo É com Guilherme Fiuza e Rodrigo Constantino - Gazeta do Povo
O Papo É com Guilherme Fiuza e Rodrigo Constantino - Gazeta do Povo
Gazeta do Povo
5 ENE. 2023 · Rodrigo Constantino e Guilherme Fiuza, juntamente com o comentarista da Jovem Pan Paulo Figueiredo, são os mais recentes alvos da sanha autoritária de Alexandre de Moraes. Digo, a gente presume que foi Alexandre de Moraes quem mandou censurar os três. Mas não dá para cravar. Este, aliás, é só mais um detalhe absurdo dessa história. Como o processo corre em sigilo, não dá para saber quem mandou censurar, com base em que leis nem por quê.
No caso de Rodrigo Constantino (e Paulo Figueiredo), a situação ainda é pior, porque os dois tiveram também https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/breves/constantino-tem-contas-bancarias-bloqueadas-e-passaporte-cancelado/. São medidas de força, são sanções violentas e intimidatórias de um ditador que perdeu todos os escrúpulos, se é que ele tinha algum.
Esta é a 109a edição do podcast O Papo É, apresentado por Paulo Polzonoff Jr.
23 DIC. 2022 · Depois de quatro anos no mínimo conturbados, o governo de Jair Bolsonaro chega ao fim. Nesta edição do podcast O Papo É, com Guilherme Fiuza e Rodrigo Constantino, nossos colunistas farão uma avaliação da administração de Bolsonaro e do legado deste governo para as gerações futuras.
Em seguida (e já que este é o último podcast do ano), Fiuza e Constatino falarão das expectativas para 2023. Afinal, tem muita gente apreensiva e muita gente até desesperada. Será que há lugar para algum otimismo ou esperança em meio à volta de Lula ao poder?
16 DIC. 2022 · Um dia depois de rir e dizer que “ainda falta prender muita gente”, Alexandre de Moraes expediu mandados de busca e apreensão contra 80 pessoas supostamente envolvidas em supostos atos antidemocráticos. É a nossa suposta Justiça impondo uma ditadura que de suposta não tem nada.
Enquanto isso, uma narrativa perigosa começa a surgir por aí: a de que é preciso impedir a “volta do fascismo” em 2026.
Em meio à repressão política suja e ilegal de Alexandre de Moraes, e contando com o apoio de uma imprensa deslumbrada, Lula e o PT fazem a festa. O Senado não hesitou em dar mais R$145 bilhões para o PT gastar à vontade. A Câmara também se apressou em alterar a Lei das Estatais para favorecer o PT. Cadê a oposição?
Por fim, nossos colunistas falarão sobre a cerimônia de diplomação de Alexandre de Moraes, digo, Lula como presidente do Brasil. Coincidentemente, no mesmo dia, e pela primeira vez desde que se iniciaram as manifestações diante dos quarteis, houve quebra-quebra em Brasília. Será que a esquerda vai promover a baderna a fim de dar a Lula um pretexto de usar as Forças Armadas contra os manifestantes que, pacificamente, expressam seu descontentamento?
9 DIC. 2022 · Nesta que é a 106ª edição do podcast, finalmente falamos da transição e das escolhas potencialmente desastrosas (estou sendo generoso) do novo governo. Lula deve anunciar nos próximos dias Fernando Haddad, o poste, como ministro da Economia. Apertem os cintos!
Também não poderia faltar ele, Alexandre de Moraes, o homem que manda e desmanda, que prende empresário por convocar manifestações pacíficas, que afasta prefeito por “crime de opinião” e que cala parlamentares.
E o golpe de Estado fracassado no Peru, hein? Aloísio Mercadante e Lula lamentaram o destino do aspirante a ditador bolivariano Pedro Castillo. Que quis dar uma de Alexandre de Moraes peruano, mas não conseguiu e acabou preso.
2 DIC. 2022 · Nesta edição do podcast O Papo É, conversamos sobre as imagens de Eduardo Bolsonaro, deputado federal e filho do presidente, na Copa do Catar, e o interminável tic-tac de Bolsonaro. Ou do bolsonarismo. Até quando vai essa tensão? Aliás, será que existe mesmo tensão ou isso é coisa de rede social?
Enquanto Bolsonaro decide manter o silêncio, se comunicando apenas por fotos publicadas no Twitter, o Senado promove uma audiência pública na qual personalidades como a influencer Bárbara Te Atualizei e o deputado Daniel Silveira puderam falar sobre os abusos cometidos sobretudo por ele. Quem? Alexandre de Moraes, claro.
O mesmo Senado que, vale lembrar, tem Renan Calheiros e Randolfe Rodrigues, autores do que os militantes estão chamando de “Pacotão da Democracia”, mas que na verdade é a institucionalização da censura.
Por fim, viajamos até o outro lado do mundo para falar da China, onde há dias manifestantes tem entrado em conflito com a polícia por causa da política de Covid zero do Partido Comunista. Enquanto isso, vários estados brasileiros começam a voltar a exigir o uso de máscaras e a equipe de transição de Lula fala em enquadrar qualquer pessoa que questione as vacinas nas leis que tratam da saúde pública.
25 NOV. 2022 · Época de Copa do Mundo. Em tempos normais, estaríamos aqui discutindo a escalação da seleção. Como bom flamenguista que é, Constantino talvez reclamasse da ausência de algum jogador do plantel rubro-negro. Como bom tricolor que é, Fiuza talvez... Bom, não vou mentir. Tô por fora de futebol e não sei o que o seu Fluminense anda aprontando, Fiuza.
O fato é que está havendo uma Copa do Mundo, mas o brasileiro está muitíssimo mais preocupado é com a política. Gravamos este programa sempre às quintas feitas e estamos todos abismados com a desfaçatez dele, sempre Alexandre de Moraes, que na quarta-feira, dia 23, não só rejeitou o pedido de anulação de 250 mil urnas feito pelo Partido Liberal como também aplicou punições pesadas aos partidos da coligação de Bolsonaro.
Não só a decisão, mas sobretudo a postura de Alexandre de Moraes, põe fim às ilusões de quem ainda acreditava numa saída pacífica e democrática para essa situação toda.
É sobre esse caos institucional, ou melhor, sobre a ditadura que foi instaurada no Brasil sob o pretexto cínico, mentiroso e hipócrita de se estar salvando a democracia que conversaremos na edição #104 do podcast O Papo É.
18 NOV. 2022 · Nesta edição do podcast O Papo É, começaremos falando sobre o vexame dos
ministros do STF em Nova York. Sobre o “perdeu, mané!” de Luís Roberto Barroso.
Sobre os sorrisinhos e acenos cínicos de Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. Sobre
as declarações de que o STF não tem lado político e não existe ativismo
jurídico no Brasil. E tentaremos responder à pergunta que dá título a este podcast:
se o mané perdeu, quem ganhou as eleições de 2022?
Depois, conversaremos sobre a falsa normalidade da transição. Meus colegas da imprensa estão perdidinhos da silva, tratando as manifestações como se elas não existissem ou como se fossem protestos de criminosos ou golpistas. E dão de ombros para os nomes escandalosos da equipe de transição e para as danosas bobagens que Lula tem dito. E o homem nem tomou posse ainda, hein?!
Por fim, vamos falar de Jair Bolsonaro, que desde as eleições se recolheu. O que o presidente pretende com esse silêncio? O recolhimento silencioso de Bolsonaro é uma estratégia ou sintoma de algum tipo de depressão, como se tem dito por aí?
11 NOV. 2022 · Neste episódio, Fiuza e Constantino vão falar do relatório das Forças Armadas sobre o sistema eletrônico de votação, em que os técnicos militares não apontaram indícios de fraude, embora tenham afirmado que existe “relevante risco” durante a fase de compilação do software instalado nas máquinas.
E também vão falar sobre as eleições legislativas de meio de mandato dos Estados Unidos, que até o momento têm dado vantagem aos republicanos sobre os democratas, mas não com a extensa margem que era esperada.
4 NOV. 2022 · Luiz Inácio Lula da Silva venceu o segundo turno das eleições presidenciais contra Jair Bolsonaro e cumprirá seu terceiro mandato como presidente da República. As eleições foram marcadas por forte interferência do Tribunal Superior Eleitoral, que, presidido pelo ministro Alexandre de Moraes, censurou veículos de comunicação, mandando apagar, por exemplo, tuítes que mencionassem a bem documentada relação entre o ditador Daniel Ortega e Lula, e chegou a instituir censura prévia contra um documentário do Brasil Paralelo. Pela desconfiança na imparcialidade da justiça, muitos brasileiros foram às ruas protestar nos últimos dias em todo o Brasil. Os colunistas da Gazeta do Povo Rodrigo Constantino e Guilherme Fiuza comentam os acontecimentos desta semana histórica neste episódio do podcast O Papo É.
29 OCT. 2022 · Nesta edição do podcast O Papo É, os colunistas da Gazeta do Povo Rodrigo Constantino e Guilherme Fiuza falam sobre momento mais importante da história brasileira dos últimos anos: o segundo turno das eleições presidenciais, mais que uma disputa entre Lula e Bolsonaro, uma disputa para definir qual caminho o país vai seguir nos próximos anos, talvez nas próximas décadas.
Os colunistas da Gazeta do Povo, Rodrigo Constantino e Guilherme Fiuza, protagonizam esse podcast semanal sobre os temas mais quentes na política brasileira e no mundo
Información
Autor | Gazeta do Povo |
Organización | Gazeta do Povo (Brasil) |
Categorías | Política |
Página web | www.gazetadopovo.com.br |
gazetadopovomidiassociais@gmail.com |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company