18 OCT. 2024 · Em 7 de outubro, completou-se um ano do ataque do Hamas a https://apublica.org/tag/israel/, que teria capturado 251 reféns. Desde então, a retaliação massiva e desproporcional contra a população palestina da Faixa de Gaza, liderada pelo primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, desencadeou uma crise humanitária sem precedentes na região.
Uma comissão da ONU, que investiga o conflito israelense-palestino desde 2021, acusa Israel de cometer crimes contra a humanidade nesta guerra, que já deixou mais de 41 mil mortos, entre eles 11 mil crianças.O assassinato do líder do Hezbollah, https://www.bbc.com/portuguese/articles/cj4dw9kjlq5o, após ataques israelenses em Beirute, no Líbano, seguido de uma invasão de Israel em território libanês, acendeu todos os alarmes de uma guerra total com consequências imprevisíveis para a região.
Para aprofundar o tema, o Pauta Pública desta semana recebe Isabela Agostinelli, doutora em Relações Internacionais, pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais e especialista em estudos sobre Palestina/Israel, com foco na Faixa de Gaza. Ela destaca a expansão territorial de Israel às custas do genocídio palestino, o papel das grandes potências, especialmente dos Estados Unidos, no apoio à guerra, e a fragilidade das instituições internacionais diante da situação.
Ouça o episódio completo e confira também os livros e artigos citados pela entrevistada, listados abaixo:
Quadros de Guerra, de Judith Butler;
Orientalismo, de Edward Said;
Palestine Plus 100 (Palestina Mais 100), de Basma Ghalayini
Gaza, o Desafio Moral, artigo de Reginaldo Nasser
Se você gosta dos nossos conteúdos, siga e curta o Pauta Pública nas plataformas de áudio e aproveite para votar no Pauta Pública em https://www.premiompb.com.br/votar, na categoria Assuntos Diversos.