• Primeira Linha 4.2 | Os dias incertos da guerra em Gaza

    8 MAY. 2024 · Já não restam muitas palavras para descrever o sofrimento dos palestinianos encurralados na Faixa de Gaza, mas vamos tentar fazê-lo. Temos neste novo episódio do Primeira Linha, gravado no início de abril, a enfermeira Rita Costa, especialista em saúde materna e obstetrícia, que esteve a trabalhar nas equipas da MSF em Rafah, no Sul do enclave, entre 16 de dezembro e 16 de janeiro. O que viu foi que não há nenhuns lugares nem dias seguros em Gaza, e só a esperança e a resiliência aliviam um pouco o peso insuportável da incerteza.
    1h 34m 57s
  • Primeira Linha 4.1 | Salvar bebés no Afeganistão

    20 FEB. 2024 · Tudo parece jogar contra a sobrevivência dos bebés e crianças no Afeganistão. As dificuldades no sistema de saúde são de longa data e de monta: escassez de pessoal médico, falta de financiamento e resposta inadequada às necessidades da população. Nas províncias do Norte do país, as taxas de mortalidade pediátrica e neonatal são elevadas, e as novas mães e bebés enfrentam duros desafios para aceder a cuidados médicos. Mas há também muita determinação, enorme dedicação e profunda compaixão, como conta a pediatra Mónica Costeira, que esteve a trabalhar no projecto da Médicos Sem Fronteiras no Hospital Regional de Mazar-i-Sharif.
    1h 10m 16s
  • Primeira Linha 3.4 | Saúde mental na República Centro-Africana

    31 OCT. 2023 · Nos ciclos de intensa violência vividos ao longo de décadas na República Centro-Africana, há feridas visíveis e feridas invisíveis. E uma crise na saúde, em que falta o acesso aos mais básicos cuidados médicos, escasseiam os profissionais e os recursos são muito limitados. A psiquiatra Filipa Coelho, que esteve a trabalhar em diversos projetos da Médicos Sem Fronteiras neste país – de cuidados cirúrgicos, de acompanhamento a pacientes com VIH e tuberculose e de apoio a sobreviventes de violência sexual –, explica neste episódio o papel crucial que cabe às estratégias de saúde mental.
    58m 51s
  • Primeira Linha 3.3 | Fluxos migratórios no Sul do México

    26 JUL. 2023 · Quem foge de países da América Central em direção a Norte, na busca de segurança e uma vida melhor, muitas vezes para sobreviver, acaba por deparar-se com ainda mais violência ao atravessar o México. E as políticas migratórias do país deixam-as em situações de enorme vulnerabilidade. Neste episódio temos connosco Mariana Rodo, que foi responsável médica num dos projetos da MSF que prestam assistência a migrantes ao longo das rotas migratórias no México. Com ela vamos conhecer melhor a realidade do que se passa junto à fronteira mexicana no Sul, onde os sonhos e muita esperança acalentam as pessoas a seguirem rumo a Norte.
    54m 23s
  • Primeira Linha 3.2 | Surtos de cólera em Moçambique

    28 ABR. 2023 · Nos últimos meses, foram declarados surtos de cólera nas províncias moçambicanas do Niassa e da Zambézia, afetando dezenas de milhares de pessoas. A doença é endémica em Moçambique, altamente contagiosa, mas também prevenível – e uma resposta pronta salva vidas. Connosco temos a coordenadora de emergências da Médicos Sem Fronteiras Cristina Graziani, que integrou as equipas de resposta a estes surtos, e nos descreve a incidência da cólera no país, as causas de fundo, e também o que fazer no tratamento e na prevenção, desde a vacinação às práticas de higiene e às condições de água e de saneamento que são fundamentais para travar a propagação desta doença.
    44m 4s
  • Primeira Linha 3.1 | Migrantes venezuelanos em Roraima Brasil

    15 MAR. 2023 · Migrantes oriundos da Venezuela chegam ao Brasil, todos os dias, após fazerem jornadas muito difíceis e perigosas, muitas vezes com não mais do que uma mala, e esperança em encontrar um local mais seguro e estável, uma vida melhor. No estado de Roraima, bem na fronteira, equipas da Médicos Sem Fronteiras prestam ajuda médica e humanitária a migrantes, requerentes de asilo e às comunidades locais. Alison Antunes, que teve a seu cargo a gestão da promoção de saúde neste projeto, fala-nos dos muitos desafios que estas pessoas enfrentam ao chegarem ao Brasil.
    45m 18s
  • Primeira Linha 2.5 | Ciclo de violência em Gaza e Cisjordânia

    26 DIC. 2022 · Há mais de cinco décadas que o povo palestiniano vive continuados e repetidos traumas, desde que Israel ocupou a Cisjordânia e a Faixa de Gaza. As necessidades humanitárias em toda a Palestina são enormes e não cessam de aumentar, e os impactos do bloqueio e do ciclo de violência são profundos na saúde e no bem-estar físico e psicológico dos palestinianos. Neste episódio, Ana Marques, referente em saúde mental da Médicos Sem Fronteiras, descreve o ciclo de violência que assola os Territórios Palestinianos Ocupados e as formas como a organização médico-humanitária contribui para aliviar o sofrimento.
    49m 23s
  • Primeira Linha 2.4 | Saúde mental na guerra na Ucrânia

    8 AGO. 2022 · São enormes as necessidades de saúde mental e os traumas graves que as pessoas enfrentam na guerra na Ucrânia. Em muitas partes do país, as equipas da Médicos Sem Fronteiras veem que as pessoas estão destroçadas pelo que passaram e continuam a passar, e pela incerteza e pavor que esta guerra criou. Ansiedade, ataques de pânico e dificuldades em dormir são sintomas comuns, tanto em quem fugiu dos combates como em quem ficou nas áreas sob ataque. Para nos falar sobre os desafios psicológicos existentes neste contexto, temos neste episódio o psiquiatra Miguel Palma, coordenador de atividades de saúde mental na resposta da MSF na guerra na Ucrânia.
    45m 39s
  • Primeira Linha 2.3 | Crise sobre crise no Iémen

    19 JUL. 2022 · Assolado por mais de sete anos de guerra, o Iémen vive uma crise sobre crise: além do conflito, que causou já dezenas de milhares de feridos e mortos e que força milhares de pessoas a fugir e deslocar-se, o país enfrenta grandes necessidades de saúde negligenciadas, com vastos impactos, em particular, na saúde materna e reprodutiva, na saúde infantil e nos elevadíssimos níveis de desnutrição, especialmente entre as crianças menores de cinco anos. Neste episódio falamos com o médico João Cabo, que foi coordenador das atividades médicas no hospital gerido pela Médicos Sem Fronteiras em Abs, uma cidade no deserto no Nordeste do Iémen.
    26m 42s
  • Primeira Linha 2.2 | Violência sexual na República Democrática do Congo

    14 ABR. 2022 · A violência sexual despedaça as vidas de mulheres, homens e crianças e nenhumas estatísticas dão a imagem completa do problema e dos impactos físicos e psicológicos, assim como das consequências sócioeconómicas e frequente falta de cuidados de saúde, para quem sobrevive a estes ataques. Conversamos neste episódio sobre a incidência desta emergência médica com Francisca Baptista da Silva, coordenadora de projeto e responsável de assuntos humanitários num programa de resposta da Médicos Sem Fronteiras à violência sexual, desenvolvido na província do Kasai, na República Democrática do Congo.
    41m 43s

Primeira Linha é o podcast da Médicos Sem Fronteiras, que narra as histórias e as experiências vividas por pessoas que estão nas linhas da frente de emergências humanitárias em todo...

mostra más
Primeira Linha é o podcast da Médicos Sem Fronteiras, que narra as histórias e as experiências vividas por pessoas que estão nas linhas da frente de emergências humanitárias em todo o mundo. Aqui ouvimos equipas da organização e populações sobre o trabalho e a vivência em alguns dos locais onde os cuidados de saúde mais são precisos.

Produção: MSF Portugal e BRUÁ Podcasts
mostra menos
Contactos
Información

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca