01/02/2022 - Cenário da citricultura

1 de feb. de 2022 · 3m 21s
01/02/2022 - Cenário da citricultura
Descripción

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é terça-feira, 01 de fevereiro de 2022. Meu nome é Marcelo Matsumura, sou assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em São João...

mostra más
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é terça-feira, 01 de fevereiro de 2022. Meu nome é Marcelo Matsumura, sou assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em São João da Boa Vista (SP), e hoje vamos falar sobre o cenário da citricultura.

A comercialização de laranja segue lenta, já que a demanda tem sido exigente em qualidade por parte dos compradores. As chuvas mais frequentes, que trouxeram alívio a muitos pomares, agora estão dificultando a manutenção de melhor padrão de qualidade de frutos em algumas regiões.

Segundo o Cepea, a moagem da fruta nas indústrias já começa a dar sinais de intensificação, o que tende a controlar a disponibilidade. Porém, a qualidade das frutas ainda está aquém do esperado.

A perspectiva é de alta demanda industrial, com vistas à recomposição dos estoques, dados os baixos volumes iniciais da safra 22/23. E essa expectativa já começa a ser refletida nos preços firmes das últimas semanas, quando a caixa de 40,8 kg de laranja indústria manteve-se em torno de R$ 29,26. Já a fruta para consumo in natura está sendo comercializada a R$ 38,03 a caixa de 40,8 kg.

Tanto na Flórida quanto na Europa, a produção de laranjas na safra 21/22 deve fechar com queda também devida ao clima adverso. Já México e Turquia, importantes países no cenário mundial citrícola, terão, respectivamente, safras 15% e 40% maiores nesta temporada, o que deve aumentar a participação destes países no mercado mundial de suco de laranja.

No Brasil, a expectativa é por uma safra volumosa para recompor as perdas significativas de produção ocorridas nas duas safras anteriores.

As chuvas ocorridas na região do cinturão citrícola têm favorecido as floradas e o enchimento dos frutos, mas ainda é cedo para afirmar se conseguirão reverter os impactos da estiagem prolongada de 2020 e 2021. A colheita está atrasada em São Paulo e poderá haver escassez de fruta no mercado neste primeiro trimestre.

Apesar dos preços satisfatórios, a baixa produtividade da última safra afetou a rentabilidade do produtor citrícola. Com isso, o citricultor deverá optar por realizar investimentos nos pomares em detrimento às ampliações ou formações de novas áreas. Investir na implantação de sistemas de irrigação e de energia fotovoltaica deve ser analisado pelos produtores, em especial neste momento, a fim de mitigar riscos climáticos tão iminentes, constantes e que vêm afetando sobremaneira a produção nas principais regiões produtoras de citros.

Para isso, conte sempre com a assessoria especializada em Agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca