01º/08/2022 - Cenário da cana-de-açúcar

1 de ago. de 2022 · 3m 21s
01º/08/2022 - Cenário da cana-de-açúcar
Descripción

Olá, hoje é 01º de AGOSTO de 2022, meu nome é NIVIA BASSI, sou Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em NOVO HORIZONTE, SP, e vamos falar sobre o...

mostra más
Olá, hoje é 01º de AGOSTO de 2022, meu nome é NIVIA BASSI, sou Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em NOVO HORIZONTE, SP, e vamos falar sobre o cenário da cana-de-açúcar.

De acordo com a UNICA, a moagem da cana-de-açúcar no Centro-Sul atingiu 46,35 milhões de toneladas processadas até 16 de julho, aumento pouco significativo, de quase meio % em relação à quantidade moída no mesmo período do ano passado. No acumulado da safra, a moagem apresentou queda de 9,5%, totalizando quase 234 milhões de t, frente a 258 milhões de t em 2021. Até o dia 16 de julho, 255 unidades estavam em operação.

O Centro de Tecnologia Canavieira, CTC, divulgou a produtividade do corte no mês de junho em 77,5 t/ha, meio % inferior à produtividade do ano passado. Canaviais velhos, acima do quinto corte, representaram um percentual superior a 27%, fator que contribui com a queda da produtividade observada.

De maneira geral, os municípios de SP apresentaram queda de produtividade, com exceção de São José do Rio Preto, com aumento de 7%, favorecido por melhor índice de chuvas e canaviais mais novos. MS teve a queda de produtividade mais expressiva (20%), causada pela falta de chuvas no período de crescimento e desenvolvimento da cultura.

A qualidade da matéria-prima colhida, mensurada em kg de ATR por tonelada de cana, apresentou recuo de 3,3 % no acumulado da safra 22/23, com o indicador marcando 130,45 kg de ATR/t de cana.

De acordo com o OBSERVATÓRIO DA CANA, a produção de açúcar totalizou 12,7 milhões de toneladas, redução de 17,7% frente às 15,3 milhões de toneladas na safra passada.

Quanto ao etanol, do começo da safra até a primeira quinzena de julho, as vendas globais (mercado interno e exportação) das unidades produtoras totalizaram 8,3 bilhões de litros, redução de 1,5% em relação ao mesmo período da safra anterior. Este resultado reflete a redução da cana processada no período e a decisão das usinas de alterar o mix de produção em favor do etanol (56%).

A preferência pela produção de etanol deve mudar nesta safra em decorrência da redução dos estoques de açúcar, que impacta positivamente os preços do adoçante no mercado mundial.
O cenário permanece positivo para a atividade, mesmo com a alta nos custos de produção da cana-de-açúcar.

O Banco do Brasil dispõe de linhas de financiamento para custear a cana soca, investir em máquinas e implementos, na melhoria da estrutura produtiva, na irrigação e na renovação de canaviais.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
mostra menos
Información
Autor Broto
Organización Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca