01º/08/2022 - Cenário da cana-de-açúcar
Descarga y escucha en cualquier lugar
Descarga tus episodios favoritos y disfrútalos, ¡dondequiera que estés! Regístrate o inicia sesión ahora para acceder a la escucha sin conexión.
Descripción
Olá, hoje é 01º de AGOSTO de 2022, meu nome é NIVIA BASSI, sou Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em NOVO HORIZONTE, SP, e vamos falar sobre o...
mostra másDe acordo com a UNICA, a moagem da cana-de-açúcar no Centro-Sul atingiu 46,35 milhões de toneladas processadas até 16 de julho, aumento pouco significativo, de quase meio % em relação à quantidade moída no mesmo período do ano passado. No acumulado da safra, a moagem apresentou queda de 9,5%, totalizando quase 234 milhões de t, frente a 258 milhões de t em 2021. Até o dia 16 de julho, 255 unidades estavam em operação.
O Centro de Tecnologia Canavieira, CTC, divulgou a produtividade do corte no mês de junho em 77,5 t/ha, meio % inferior à produtividade do ano passado. Canaviais velhos, acima do quinto corte, representaram um percentual superior a 27%, fator que contribui com a queda da produtividade observada.
De maneira geral, os municípios de SP apresentaram queda de produtividade, com exceção de São José do Rio Preto, com aumento de 7%, favorecido por melhor índice de chuvas e canaviais mais novos. MS teve a queda de produtividade mais expressiva (20%), causada pela falta de chuvas no período de crescimento e desenvolvimento da cultura.
A qualidade da matéria-prima colhida, mensurada em kg de ATR por tonelada de cana, apresentou recuo de 3,3 % no acumulado da safra 22/23, com o indicador marcando 130,45 kg de ATR/t de cana.
De acordo com o OBSERVATÓRIO DA CANA, a produção de açúcar totalizou 12,7 milhões de toneladas, redução de 17,7% frente às 15,3 milhões de toneladas na safra passada.
Quanto ao etanol, do começo da safra até a primeira quinzena de julho, as vendas globais (mercado interno e exportação) das unidades produtoras totalizaram 8,3 bilhões de litros, redução de 1,5% em relação ao mesmo período da safra anterior. Este resultado reflete a redução da cana processada no período e a decisão das usinas de alterar o mix de produção em favor do etanol (56%).
A preferência pela produção de etanol deve mudar nesta safra em decorrência da redução dos estoques de açúcar, que impacta positivamente os preços do adoçante no mercado mundial.
O cenário permanece positivo para a atividade, mesmo com a alta nos custos de produção da cana-de-açúcar.
O Banco do Brasil dispõe de linhas de financiamento para custear a cana soca, investir em máquinas e implementos, na melhoria da estrutura produtiva, na irrigação e na renovação de canaviais.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
Información
Autor | Broto |
Organización | Broto |
Página web | - |
Etiquetas |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Comentarios