01º/11/2022 - Cenário do trigo

1 de nov. de 2022 · 2m 48s
01º/11/2022 - Cenário do trigo
Descripción

Olá, hoje é terça-feira 01 de novembro de 2022, meu nome é Leandro Milléo, assessor de Agronegócios em Passo Fundo-RS, e vamos falar sobre o cenário do trigo. A colheita...

mostra más
Olá, hoje é terça-feira 01 de novembro de 2022, meu nome é Leandro Milléo, assessor de Agronegócios em Passo Fundo-RS, e vamos falar sobre o cenário do trigo.

A colheita avança pelo Brasil, com aproximadamente 40% da área cultivada já colhida. Permanece a expectativa de safra recorde de aproximadamente 9,5 milhões de toneladas, 25% maior que a safra anterior. A atenção se volta para o excesso de chuvas na região Sul, que durante a fase da colheita afeta diretamente a qualidade final dos grãos, fazendo com que estes sejam desvalorizados no momento da comercialização com a indústria. O estado do Paraná é o mais atingido até momento. Segundo dados do DERAL, mais de 63% da área já foi colhida e a expectativa é de redução de aproximadamente 5% na produção esperada, resultando em uma produção total de 3,5 milhões de toneladas.

Já no estado do Rio Grande do Sul, a colheita avança lentamente. Segundo dados da Emater-RS, apenas 7% da área foi colhida até o momento, sendo que a média das últimas 5 safras é de 41% para o mesmo período. Apesar do excesso de chuvas, a expectativa é para uma grande safra, com a produção de aproximadamente 4,7 milhões de toneladas, sendo este um recorde para o estado.

No cenário internacional, destacamos a quebra da safra argentina, que segundo dados da Bolsa de Comércio de Rosário, será 40% inferior em relação à safra 2021, resultando em uma produção de 13,7 milhões de toneladas, consequência da forte seca que atinge a região norte do país. Com isso, a Argentina terá menos trigo disponível para a exportação.

Outro ponto importante se refere as incertezas da renovação do acordo entre Rússia e Ucrânia, para exportação de grãos ucranianos pelo Mar Negro. Além disso, a Rússia estaria impedindo a implementação total do acordo, forçando os portos ucranianos a trabalharem abaixo de sua capacidade operacional.

O indicador Cepea/Esalq-Paraná registrou aumento de pouco mais de 8% nos últimos 30 dias, com a tonelada do cereal cotada atualmente a R$ 1.838. A quebra da safra argentina, contribuiu para esse aumento dos preços no mercado interno, visto que ela representa historicamente mais de 85% das importações brasileiras.

E como podemos ajudar nossos clientes nesse momento? O Banco do Brasil disponibiliza linha de comercialização para este e outros cereais de inverno para auxiliar o produtor rural na sua gestão e otimização das estratégias de venda. Consulte sua agência BB e parceiros agro para mais informações.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Boa safra!
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca