01 CasaMirador - 9º Prêmio Arquitetura

20 de abr. de 2023 · 3m 2s
01 CasaMirador - 9º Prêmio Arquitetura
Descripción

AUDIODESCRIÇÃO: A CasaMirador Savassi, um projeto de Gisele Borges Arquitetura, de 2021, com 4.600 metros quadrados, é um residencial de 9 andares em Belo Horizonte, MG, que tem 14 lofts,...

mostra más
AUDIODESCRIÇÃO: A CasaMirador Savassi, um projeto de Gisele Borges Arquitetura, de 2021, com 4.600 metros quadrados, é um residencial de 9 andares em Belo Horizonte, MG, que tem 14 lofts, ambientes integrados, sem paredes que delimitam os cômodos, e 24 studios, ambientes compactos com poucas divisórias. O formato do edifício é retangular, na vertical, mais afunilado em direção ao céu; a fachada é metálica, composta por chapas de alumínio em tom avermelhado, que lembra a cor da poeira enferrujada do minério de ferro, com perfurações redondas pequenas em dois tamanhos, garantindo boa iluminação e ventilação.
Na frente do piso térreo, em vidro fumê, duas colunas brancas formam um grande V e sustentam a construção. Canteiros com folhagens e flores margeiam a entrada. As janelas, em diferentes formatos e tamanhos, são quadradas, retangulares na horizontal ou na vertical, pequenas, médias e grandes. São como rasgos na estrutura metálica, grandes vãos para se ver a cidade, com moldura de concreto aparente. Algumas janelas têm uma pequena varanda gradeada onde estão penduradas floreiras pretas.
Plantas baixas, desenhos em perspectiva, fotos da fachada e das chapas perfuradas de alumínio ilustram este projeto. Mostram e destacam esta construção criativa que encanta e surpreende!!!

OBSERVAÇÕES DO JURI
“A volumétrica é o resultado deste empilhamento de casas, que ganha unidade e expressão quando ‘veste a roupa’ metálica, como um manto de Ronaldo Fraga — para ficarmos na referência da moda mineira, de onde vem o projeto. As aberturas configuram outra novidade: ao invés das intermináveis e repetitivas janelas de alumínio usadas à exaustão, cada janela é uma, seja ela grande, pequena, retangular ou quadrada. E, assim, se tornam não apenas janelas, mas aberturas que furam o manto metálico de uma forma exibida e ainda ganham um contorno de concreto aparente, como quem diz: ‘é pra ser assim mesmo’”.
Catherine Otondo

-
Audiodescrição: Ver com Palavras
Elaboração de roteiro: Lívia Motta, Andréia Paiva e César Tunas
Narração: Andréia Paiva e César Tunas
Edição e finalização: PH Soluções Audiovisuais
Consultoria: Cristiana Cerchiari
mostra menos
Información
Autor Instituto Tomie Ohtake
Página web -
Etiquetas
-

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca