02/07/2024 - Cenário do trigo

2 de jul. de 2024 · 3m 20s
02/07/2024 - Cenário do trigo
Descripción

Olá, hoje é 02 de Julho de 2024, meu nome é Sergio Luiz Sousa, Assessor de Agronegócios em Campos Novos - SC e vamos falar sobre o cenário do Trigo.  ...

mostra más
Olá, hoje é 02 de Julho de 2024, meu nome é Sergio Luiz Sousa, Assessor de Agronegócios em Campos Novos - SC e vamos falar sobre o cenário do Trigo.

  Segundo as projeções da Conab de junho/24, são esperados o cultivo de 3,078 milhões de hectares no Brasil nesta safra, com diminuição de 11% em relação à safra passada. Apesar disto, espera-se um aumento de 12% na produção nacional, devido a recuperação da frustração da safra 23/23, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, resultando em um aumento acima de 40%.

 O plantio avança na Região Sul, que responde por 85% da área com trigo no país. Segundo dados do Departamento de Economia Rural – DERAL – o Paraná é o estado que apresenta maior avanço com 94% da área semeada. Com expectativa de diminuição na área de 19%, em função do histórico de preços e frustração da safra anterior.

 No Rio Grande do Sul, o plantio está atrasado em 7% em relação à safra passada. A principal causa deste atraso está ligada à catástrofe climática que atinge o estado: o solo ainda está encharcado, com ocorrência de erosão e lixiviação de nutrientes, além de problemas logísticos para distribuição de insumos, porém, ainda dentro do zoneamento agrícola, podendo fugir da janela ideal de plantio e consequentemente risco de colheita em períodos chuvosos.

 No cenário internacional, as atenções estão sobre as condições climáticas desfavoráveis na Rússia e Ucrânia, com a ocorrência de clima frio e seco, podendo ocasionar perdas na produção, que podem chegar a 10%. Juntos esses países são responsáveis por 1/3 da exportação mundial de trigo.

 Outro país que merece atenção é a Índia, pois o governo quer aumentar os estoques reguladores e com isso, o país pode entrar no mercado, comprando de 10 a 12 milhões de toneladas.

 O indicador Cepea/Esalq-Paraná registrou aumento de 2,37% nos últimos 30 dias, cotado a R$ 1.519,34. Comparado ao mesmo período do ano anterior o aumento foi de 12%. A expectativa da confirmação da diminuição da área plantada no Brasil, do baixo volume de estoque doméstico, especialmente de produto de qualidade superior e aumento das cotações no cenário internacional (paridade de importação), estão sustentando variações positivas no preço neste período.

  Para apoiar nossos clientes, o Banco do Brasil disponibiliza a contratação de linhas de investimento para aquisição de máquinas e equipamentos. Para mais informações, consulte sua agência BB e parceiros agro.

 Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Boa safra.
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca