02/07/2024 - Cenário do trigo
Descarga y escucha en cualquier lugar
Descarga tus episodios favoritos y disfrútalos, ¡dondequiera que estés! Regístrate o inicia sesión ahora para acceder a la escucha sin conexión.
Descripción
Olá, hoje é 02 de Julho de 2024, meu nome é Sergio Luiz Sousa, Assessor de Agronegócios em Campos Novos - SC e vamos falar sobre o cenário do Trigo. ...
mostra másSegundo as projeções da Conab de junho/24, são esperados o cultivo de 3,078 milhões de hectares no Brasil nesta safra, com diminuição de 11% em relação à safra passada. Apesar disto, espera-se um aumento de 12% na produção nacional, devido a recuperação da frustração da safra 23/23, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, resultando em um aumento acima de 40%.
O plantio avança na Região Sul, que responde por 85% da área com trigo no país. Segundo dados do Departamento de Economia Rural – DERAL – o Paraná é o estado que apresenta maior avanço com 94% da área semeada. Com expectativa de diminuição na área de 19%, em função do histórico de preços e frustração da safra anterior.
No Rio Grande do Sul, o plantio está atrasado em 7% em relação à safra passada. A principal causa deste atraso está ligada à catástrofe climática que atinge o estado: o solo ainda está encharcado, com ocorrência de erosão e lixiviação de nutrientes, além de problemas logísticos para distribuição de insumos, porém, ainda dentro do zoneamento agrícola, podendo fugir da janela ideal de plantio e consequentemente risco de colheita em períodos chuvosos.
No cenário internacional, as atenções estão sobre as condições climáticas desfavoráveis na Rússia e Ucrânia, com a ocorrência de clima frio e seco, podendo ocasionar perdas na produção, que podem chegar a 10%. Juntos esses países são responsáveis por 1/3 da exportação mundial de trigo.
Outro país que merece atenção é a Índia, pois o governo quer aumentar os estoques reguladores e com isso, o país pode entrar no mercado, comprando de 10 a 12 milhões de toneladas.
O indicador Cepea/Esalq-Paraná registrou aumento de 2,37% nos últimos 30 dias, cotado a R$ 1.519,34. Comparado ao mesmo período do ano anterior o aumento foi de 12%. A expectativa da confirmação da diminuição da área plantada no Brasil, do baixo volume de estoque doméstico, especialmente de produto de qualidade superior e aumento das cotações no cenário internacional (paridade de importação), estão sustentando variações positivas no preço neste período.
Para apoiar nossos clientes, o Banco do Brasil disponibiliza a contratação de linhas de investimento para aquisição de máquinas e equipamentos. Para mais informações, consulte sua agência BB e parceiros agro.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Boa safra.
Información
Autor | Broto |
Organización | Broto |
Página web | - |
Etiquetas |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Comentarios