03/10/2023 - Cenário climático

3 de oct. de 2023 · 3m 38s
03/10/2023 - Cenário climático
Descripción

Olá, hoje é terça-feira, 03 de outubro de 2023, meu nome é Marcelo Matsumura, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Mogi Mirim – SP e falaremos sobre o...

mostra más
Olá, hoje é terça-feira, 03 de outubro de 2023, meu nome é Marcelo Matsumura, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Mogi Mirim – SP e falaremos sobre o cenário climático.

O mês de setembro marcou o final do inverno e início da primavera sob influência do El Niño tendo, por isso, uma atenção dos Institutos de Meteorologia sobre o fenômeno e os possíveis impactos nos próximos meses.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), em seu relatório de 14 de setembro, cita uma maior possibilidade de um “El Niño Forte” em mais de 70% de probabilidade de ocorrência e sua continuidade até março de 2024.

No Brasil, de forma conjunta, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, Agência Nacional de Águas – ANA e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD, lançaram o Painel El Niño, boletim mensal com o objetivo de apresentar o monitoramento e previsões sobre o fenômeno, bem como informar sobre possíveis impactos.

A divulgação cita o possível efeito do El Niño observado no Estado do Rio Grande do Sul, com maior precipitação acumulada no período de 1 a 19 de setembro, cujos volumes ficaram em torno de 450 mm. Nos demais estados do país ocorreu déficit de precipitação, com atenção para a Região Norte, onde os volumes estão abaixo da média histórica.

Já a Previsão Climática Trimestral de outubro a dezembro indica maior probabilidade de chuva abaixo da média entre o leste, o centro e a faixa norte do Brasil, com maiores possibilidades sobre o norte do país. Entre a Região Sul, parte do estado do Mato Grosso do Sul e São Paulo, a previsão indica chuvas acima da média, previsões que refletem as características típicas de El Niño sobre o Brasil.

Na faixa central do país, não se descartam eventos de chuvas expressivas em algumas localidades, principalmente na segunda metade do trimestre. Para a temperatura, as previsões indicam tendências de estarem acima da média, na maior parte do Brasil.

Ao observar o Sistema de Monitoramento Agroclimático (Agritempo), referente à disponibilidade de água no solo, a atenção se volta para as áreas mais centrais do Brasil, em função do período de estiagem, e para o norte do País. Para os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a situação é mais favorável.

Devido aos eventos climáticos no período de El Niño, o planejamento da safra associada ao monitoramento do clima se tornam ferramentas importantes para a tomada de decisões.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca