04/09/2024 - Cenário do café conilon
Descarga y escucha en cualquier lugar
Descarga tus episodios favoritos y disfrútalos, ¡dondequiera que estés! Regístrate o inicia sesión ahora para acceder a la escucha sin conexión.
Descripción
Olá! Hoje é quarta-feira, 04 de setembro de 2024. Eu sou Gildenize Barbosa, Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Linhares, Espírito Santo e vamos falar sobre o cenário...
mostra másA colheita está concluída nas principais regiões produtoras, mas o rendimento do produto colhido ficou abaixo do esperado após a secagem, e a expectativa é de que a produção fique abaixo da média prevista. Os cafezais já passaram pela primeira florada, mas o calor extremo e a falta de chuvas podem afetar as próximas floradas, comprometendo o pegamento dos frutos a longo prazo. Essa fase é crucial para a lavoura de café conilon, onde um clima favorável, manejo adequado com irrigação, nutrição correta e controle de pragas e doenças são essenciais para definir o potencial produtivo das lavouras, como o volume e a uniformidade dos grãos para a próxima safra.
Os fatores climáticos têm um impacto significativo na cultura do café, mesmo nas lavouras irrigadas. Um clima favorável auxilia na formação dos grãos e na manutenção do bom estado fisiológico da cultura. Para a primeira quinzena de setembro, estão previstas temperaturas elevadas, com um retorno gradual das chuvas no decorrer do mês.
No mercado futuro, a bolsa de Londres iniciou a semana com queda no preço do robusta, sendo negociado para novembro de 2024 a US$ 4.700 por tonelada, uma redução de 5%. No mercado interno, as cotações do conilon apresentaram volatilidade, com tendência de alta durante todo o mês de agosto. Iniciando setembro, o café conilon tipo 7 foi cotado a R$ 1.400,00 a saca de 60 kg na COOABRIEL, em São Gabriel da Palha, ES. Os embarques de café robusta subiram 82,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando quase 5,2 milhões de sacas, conforme informações da CECAFÉ.
As preocupações com a safra de robusta no Vietnã permanecem, pois o impacto do calor extremo e do longo período de estiagem são fatores que continuam a influenciar a volatilidade dos preços. A expectativa para a safra 24/25 é de uma produção menor que a de 23/24. Nesse contexto, os produtores devem considerar aproveitar os momentos de alta no mercado para vender suas produções e utilizar mecanismos de comercialização, como linhas de crédito para estocagem, como forma de se proteger contra as possíveis quedas nos preços a longo prazo.
O Banco do Brasil oferece diversas opções de linhas de crédito para atender às necessidades dos produtores em suas lavouras. Para obter mais informações, entre em contato com o seu gerente de relacionamento. Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
Información
Autor | Broto |
Organización | Broto |
Página web | - |
Etiquetas |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Comentarios