04/10/2021 - Cenário do cacau
Descarga y escucha en cualquier lugar
Descarga tus episodios favoritos y disfrútalos, ¡dondequiera que estés! Regístrate o inicia sesión ahora para acceder a la escucha sin conexión.
Descripción
Olá! Hoje é segunda-feira, 04 de outubro de 2021. Meu nome é Gildenize Ferreira, sou assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em Linhares, Espírito Santo, e falaremos hoje sobre...
mostra másO cacaueiro é uma espécie arbórea tropical, originário da Amazônia, sendo seu fruto, o cacau (amêndoas), considerado uma commodity.
A produção de cacau gerou 3,8 bilhões de reais valor bruto da produção agrícola em 2020, segundo dados do MAPA. O Brasil ocupa a 7ª posição na produção mundial, sendo Pará e Bahia os maiores produtores internos, com participação de 94% do valor bruto da produção agropecuária (VBPA).
Os preços do cacau no Brasil sofrem influência direta da precificação externa, que é atrelada, em especial, às condições de produção em países africanos, que detêm 70% do mercado global, com destaque para Costa do Marfim e Gana, que juntos somaram quase 50% do volume produzido globalmente em 2019, de acordo com a FAO.
A produção brasileira de cacau é considerada uma atividade extremamente sustentável, pois seu plantio tradicional resultou em um sistema de produção agroflorestal (SAF), conhecido como cacau cabruca. Essa forma de produção é predominantemente realizada pela agricultura familiar, demonstrando também sua relevância socioeconômica.
Em termos de preços internos, os valores atuais giram ao redor de 798 reais a saca de 60 quilos no estado do Pará, 840 reais a saca na Bahia e 845 reais a saca no Espírito Santo. Já na Bolsa de Nova York, as cotações atingiram 2.564,50 por tonelada na última semana.
O Brasil possui a cadeia produtiva completa e um grande mercado consumidor, atualmente entre os cinco maiores do mundo. Assim como na produção de cafés especiais, a produção brasileira de cacau é valorizada pelo padrão premium (cacau fino), no qual qualidade e sabor diferenciados são bonificados por fabricantes de chocolates finos, diferentemente dos países africanos, que majoritariamente produzem cacau “a granel”.
Nesse sentido, para que possamos ampliar nossa participação no mercado global de cacau, bem como no nicho premium, gerando maiores receitas aos produtores, há necessidade de investimentos na atividade para que se obtenham ganhos de qualidade e produtividade.
Para isso, o Banco do Brasil conta com diversas linhas de crédito de investimento e soluções negociais, que podem ser direcionadas à renovação ou implantação das lavouras, irrigação e integração com cooperativas e empresas.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
Información
Autor | Broto |
Organización | Broto |
Página web | - |
Etiquetas |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Comentarios