04/10/2022 - Cenário climático

4 de oct. de 2022 · 3m 31s
04/10/2022 - Cenário climático
Descripción

Olá, hoje é terça-feira, 04 de outubro de 2022, meu nome é Marcelo Matsumura, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em São João da Boa Vista-SP e falaremos...

mostra más
Olá, hoje é terça-feira, 04 de outubro de 2022, meu nome é Marcelo Matsumura, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em São João da Boa Vista-SP e falaremos sobre o cenário climático.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, no mês de setembro, em sua divulgação sobre o La Niña, reforça a continuidade do Fenômeno durante os meses de Outubro, Novembro e Dezembro, com 89% de probabilidade de que se mantenha. Essa informação segue publicação do NOAA, que também previu em seu relatório de setembro o prosseguimento do La Niña durante a primavera, mas com tendencia de evolução gradual para neutralidade até o trimestre Janeiro a Março/2023.

No Brasil, de acordo com divulgação do Climatempo, há previsão de chuvas abaixo da média, durante a Primavera na Região Sul. Ao Norte do país, os eventos chuvosos devem ser um pouco acima da média histórica. No Sudeste e no Centro Oeste, o La Ninã provoca um risco maior para irregularidade de chuvas mais ao sul destas Regiões. Para a Região Nordeste, tendência de chuvas dentro da média histórica, com destaque para a porção sul da Bahia, com previsão de chuvas acima da média.

Na Previsão Climática Trimestral Out – Nov – Dez, indica maior probabilidade de chuva acima da média entre as regiões Norte, Centro e Leste do país, com destaque em partes da BA, MA e PI. Em grande parte do Centro Sul do País, o qual inclui grande parte do MS e SP, a previsão indica maior probabilidade de chuva abaixo do normal, também devido à influência da La Niña. É possível que pontos da Região Sul manifeste o padrão de excesso de chuva, como se observado recentemente.

A previsão de temperatura indica valores acima média, em áreas da porção Norte do País. Possibilidades abaixo da média, estão entre o centro e sul da BA, norte de MG e ES. Demais áreas, dentro das médias históricas.

Em relação ao solo, de acordo com o Sistema de Monitoramento Agroclimático (Agritempo), as regiões mais centrais do país que passaram por irregularidades de chuvas, ainda apresentam baixa disponibilidade hídrica.

Devido à variabilidade das previsões climáticas para o vasto território nacional, o planejamento da safra associada monitoramento climático, auxiliam a tomada de decisões.

E, para apoiar o produtor rural, o Banco do Brasil conta com mitigadores de risco, para que o produtor possa se precaver de situações climáticas, e parceria com a Agritech FieldPro, desenvolvedora de um dispositivo para acompanhamento climático.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca