04/10/2024 - Cenário da soja
Descarga y escucha en cualquier lugar
Descarga tus episodios favoritos y disfrútalos, ¡dondequiera que estés! Regístrate o inicia sesión ahora para acceder a la escucha sin conexión.
Descripción
Olá, hoje é sexta-feira 04 de outubro de 2024, meu nome é Giuliano Pradella, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Chapecó/SC, e falaremos sobre o cenário da soja....
mostra másNos Estados Unidos as lavouras estão em fase de colheita, com 26% da área cultivada já colhida, seguindo com ritmo acima da registrada na safra anterior e na média plurianual para o período. Problemas pontuais com clima trouxeram dúvidas sobre o potencial produtivo, no entanto, todas as previsões apresentam uma safra recorde no segundo maior produtor de soja do mundo.
No Brasil, o plantio teve início com atraso em setembro, cerca de 2,4% dos 47,4 milhões de hectares estimados para o cultivo já foram semeados, destaque para o PR com 10%, MS com 3% e MT 2,6%. Há preocupação com o clima seco em boa parte da região produtora na faixa centro norte do país. Na região Sul, os modelos de previsão europeu e norte-americano indicam chuvas para primeira quinzena de outubro.
A Agência de Previsão Climática e Atmosfera (NOAA) dos Estados Unidos, indica mais de 60,0% de chance de instalação de um evento de La Niña nesta primavera. Salientamos que, a intensidade prevista para o La Niña é baixa e há chances de neutralidade, deixando os modelos meteorológicos incertos para o início desse ciclo produtivo à cultura da soja.
O contrato de soja na CBOT com vencimento em novembro/24 encerrou o dia 30/09 cotado a US$ 10,56/bushel. O mercado vem apresentando recuperação com alta de 5,7% no mês de setembro, refletindo a seca na colheita nos EUA, no BRA e demanda chinesa firme.
O indicador CEPEA em 30/09 foi cotado a R$ 141,15 reais por saca, apresentando valorização de 2,19 em setembro. Os fatores que contribuíram para a manutenção dos preços internos foram: a demanda interna pela indústria processadora frente a disputa pela safra menor 23/24 e manutenção dos prêmios positivos nos portos.
Para o produtor ter maior segurança, previsibilidade em seu fluxo de caixa e gerar oportunidades negociais para comercialização de sua safra, o BB disponibiliza a linha de crédito de investimento (PCA) destinada à construção, ampliação e reforma de unidades de recepção, beneficiamento e armazenagem de grãos, Operação de travamento de cambio (NDF) e as Opções Agro BB. Atualmente, temos opções de venda (PUT) de soja referenciadas na CBOT, com vencimento em:
- fev/25 com strike/preço garantido entre 10,24 e U$ 10,73/bushel
- abril/25 com strike entre U$ 10,33 e U$ 10,86/ bushel
Você pode consultar outros vencimentos e faz/er simulações diretamente no APP BB, acessando “Menu”, “Agro” e depois “Contratar opções Agro.”
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
Información
Autor | Broto |
Organización | Broto |
Página web | - |
Etiquetas |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Comentarios