04 Casarão 28 - 9º Prêmio Arquitetura

20 de abr. de 2023 · 3m
04 Casarão 28 - 9º Prêmio Arquitetura
Descripción

AUDIODESCRIÇÃO: O projeto de reestruturação do Casarão 28, da arquiteta Naia Alban, edifício do século XVIII, localizado no Centro Histórico de Salvador, BA, e concluído em 2021, procura conciliar a...

mostra más
AUDIODESCRIÇÃO: O projeto de reestruturação do Casarão 28, da arquiteta Naia Alban, edifício do século XVIII, localizado no Centro Histórico de Salvador, BA, e concluído em 2021, procura conciliar a preservação da memória arquitetônica da cidade com as readequações necessárias ao uso contemporâneo da habitação e do compartilhamento da paisagem. Hoje o casarão, com uma área de 1.119,90 metros quadrados, tem apartamentos de 70 e 58 metros quadrados, todos com vista para o Forte de São Marcelo e a Baía de Todos os Santos.
O casarão, encravado em uma estreita ladeira, tem a fachada de tijolos aparentes e muitas áreas em ruinas. A intervenção teve como objetivo recompor o espaço a partir de plantas simples com terraços e uso de materiais reciclados, com destaque para as peças de madeira como esquadrias, muxarabis, que são painéis vazados ou treliças de madeira, tablados, portas e outros como tijolos, ladrilhos hidráulicos, grades e ferragens.
As fotos mostram a reutilização destes materiais nos apartamentos como o uso de painéis vazados de madeira, os muxarabis que permitem maior ventilação e iluminação; a parede de pedra ganha vida nova com a aplicação de azulejos hidráulicos e a instalação de uma pia de desenho moderno; a bancada de pedra da cozinha que tem amplos janelões com vista para o mar, dentre outros. Plantas baixas, mapa do casarão e maquete da escada também ilustram esse projeto.
O reuso de materiais reduziu os custos além de diminuir também a quantidade de descarte, permitindo um novo ciclo de vida ao que seria lixo.

OBSERVAÇÕES DO JURI
“A intervenção realizada pela arquiteta e professora Naia Alban neste imóvel do século XVIII, no centro histórico de Salvador, aponta para duas questões prementes na arquitetura brasileira atual: a proposição de alternativas econômicas ao problema da conservação de edifícios antigos; e a transformação da cadeia produtiva de construção usualmente mobilizada para tanto”.
Clevio Rabelo

-
Audiodescrição: Ver com Palavras
Elaboração de roteiro: Lívia Motta, Andréia Paiva e César Tunas
Narração: Andréia Paiva e César Tunas
Edição e finalização: PH Soluções Audiovisuais
Consultoria: Cristiana Cerchiari
mostra menos
Información
Autor Instituto Tomie Ohtake
Página web -
Etiquetas
-

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca