06/06/2023 - Cenário climático

6 de jun. de 2023 · 3m 35s
06/06/2023 - Cenário climático
Descripción

Olá, hoje é terça-feira, 06 de junho de 2023, meu nome é Fabíola Lira, sou Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Tangará da Serra - MT e falaremos...

mostra más
Olá, hoje é terça-feira, 06 de junho de 2023, meu nome é Fabíola Lira, sou Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Tangará da Serra - MT e falaremos sobre o fenômeno climático El Niño .

O CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, define o El Niño e a La Niña como partes de um mesmo fenômeno atmosférico-oceânico que ocorre no oceano Pacífico Equatorial (e na atmosfera adjacente), denominado de El Niño Oscilação Sul (ENOS). O ENOS refere-se às situações nas quais o oceano Pacífico Equatorial está mais quente (El Niño) ou mais frio (La Niña) do que a média histórica. A mudança na temperatura do oceano Pacífico Equatorial acarreta efeitos globais na temperatura e na precipitação.

Uma das instituições que fornece informações para o CPTEC/INPE, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), descreveu em seu último relatório de 11/05 que “o El Niño provavelmente se formará durante a temporada de maio a julho e persistirá no inverno”.

Em relação à intensidade, a NOAA cita que "embora seja provável um El Niño fraco, o leque de possibilidades no final do ano (novembro a janeiro) inclui uma chance de 80% de um El Niño moderado a 55% de chance de um El Niño forte", ou seja, não está descartada a possível ocorrência de um fenômeno de intensidade maior.

Ocorrências do El Niño com maiores intensidades foram marcantes no Brasil entre os anos de 1982 e 1983, com seca acentuada no Nordeste e chuvas excessivas no Sul do país. Mais recentemente, entre 2015 e 2016, com estiagem na Região Amazônica e chuvas acentuadas no Sul, foi considerado pela ONU um dos períodos mais quentes da história.

Com intensidade maior, as consequências esperadas nas regiões Norte e Nordeste são diminuição do volume das chuvas nos meses de outono e verão, aumento moderado das temperaturas médias na parte central do País durante o inverno e, sobre a região Sul, excesso de chuvas no inverno e na primavera.

Devido à iminência do Fenômeno El Niño, o planejamento da safra, associado ao monitoramento climático, tornam-se ferramentas fundamentais para o gerenciamento e mitigação de risco.

O Banco do Brasil, em parceria com a plataforma BROTO, disponibiliza este e outros BBCast Agro. Para ouvir, acesse: blog.broto.com.br/bbcast”traço”agro .

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca