06/12/2021 - Cenário do alho

6 de dic. de 2021 · 3m 8s
06/12/2021 - Cenário do alho
Descripción

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é 06 de dezembro de 2021. Meu nome é Barbara Regina Ferreira Correa, sou assessora de Agronegócios em São Gotardo, Minas Gerais, e...

mostra más
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é 06 de dezembro de 2021. Meu nome é Barbara Regina Ferreira Correa, sou assessora de Agronegócios em São Gotardo, Minas Gerais, e falaremos hoje sobre o cenário do alho.

O Brasil produz um alho de excelente qualidade, graças ao nosso alho roxo, caracterizado por possuir maior calibre e menor número de dentes em comparação ao alho comum, além de apresentar um sabor melhor do que o alho importado da China. Essas características são apreciadas pelos chefs de cozinha, agregando valor ao alho nacional.

Segundo a Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), a atividade é considerada a que mais emprega trabalhadores rurais, ocupando, em média, 16 postos de trabalho por hectare no campo. Contudo, diante da atual elevação dos preços dos insumos (como fertilizantes, sementes, combustíveis e mão-de-obra), os custos de produção estão em patamares superiores a R$ 100 mil por hectare, exigindo controle eficiente dos recursos financeiros pelos produtores.

Algumas características técnicas da atividade exigem investimentos em tecnificação para manter a competitividade, a exemplo do uso de sistemas de irrigação sob pivô central ou aspersão, mecanização da colheita e equipamentos para classificação, limpeza e embalagem da produção.

Os produtores também podem investir em energia solar, galpões de cura e armazenamento, galpões para a realização do toalete e embalagem do produto, além de câmaras frias, que favorecem a conservação das sementes e ampliam a disponibilidade do alho durante o ano e a possibilidade de melhores preços na entressafra.

O beneficiamento do alho é de suma importância, visto que a falta de padronização é considerada um gargalo do setor. Outro problema enfrentado pelos produtores se dá com a entrada do alho estrangeiro durante os meses de concentração da comercialização, reduzindo as margens financeiras dos produtores nacionais.

No ano de 2020, o Brasil importou pouco mais de 193 mil toneladas de alho, volume superior à produção nacional . A Argentina e a China são os principais exportadores e competem fortemente com os maiores produtores nacionais, em especial, Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina.

O Banco do Brasil, principal parceiro do agronegócio brasileiro, coloca à disposição dos produtores rurais linhas de crédito de investimento e de custeio para armazenamento, comercialização, plantio e condução das lavouras de alho.

Conte sempre com a Assessoria especializada em Agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca