07/03/2024 - Cenário da suinocultura

7 de mar. de 2024 · 3m 5s
07/03/2024 - Cenário da suinocultura
Descripción

Olá, hoje é dia 07 de março de 2024, meu nome é SILVIO AMÉRICO, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em RIO VERDE (GO) falaremos sobre o cenário...

mostra más
Olá, hoje é dia 07 de março de 2024, meu nome é SILVIO AMÉRICO, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em RIO VERDE (GO) falaremos sobre o cenário da suinocultura.

A suinocultura no Brasil é explorada sob duas formas: produtores que trabalham de forma independente, que arcam com todos os custos de produção e que comercializam livremente seu produto e aqueles que atuam de forma integrada com frigoríficos e cooperativas agroindustriais, recebendo todos os insumos e comercializando seu produto junto a agroindústria integradora.

No Sul do País predomina a suinocultura integrada, com forte segmentação/ especialização dos produtores nas diversas fases de produção: uns produzem o leitão, outros fazem o crechário, outros engordam/terminam o suíno, dentre outras especializações. No restante do País temos maior distribuição entre suinocultores integrados e independentes, sendo que estes últimos normalmente conduzem todos as fases da produção do suíno.

O cenário atual da suinocultura no Brasil é de estabilidade, tanto para os preços de comercialização como para os custos de produção. Neste cenário, observamos margem de rentabilidade positiva para a atividade. A expectativa é de manutenção desse cenário para os próximos meses. Milho e soja, principais componentes da ração e que tem a maior participação no custo de produção, vem mantendo um cenário baixista.

O consumo anual per capita de carne suína no Brasil em 2023 foi de 18,5 kg por habitante, conforme informado na última atualização feita pela Associação Brasileira de Proteína Animal-ABPA. Nesse momento em que entramos na Quaresma, observamos uma natural queda do consumo de carnes no País.

O Brasil continua na busca de abertura de novos mercados externos para destinação da produção, visando diminuir sua dependência junto ao mercado chinês.

Como forma de assegurar menores custos na formulação das rações, a disseminação e a utilização das Opções Agrícolas como mecanismo de proteção no mercado futuro é uma prática recomendada junto aos produtores, onde o Banco do Brasil tem papel destacado na difusão desse mecanismo.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca