07/05/2024 - Cenário climático

07/05/2024 - Cenário climático
7 de may. de 2024 · 3m 50s

Olá, hoje é terça-feira, 07 de maio de 2024 meu nome é Marcelo Matsumura, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Piracicaba – SP e falaremos sobre o...

mostra más
Olá, hoje é terça-feira, 07 de maio de 2024 meu nome é Marcelo Matsumura, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Piracicaba – SP e falaremos sobre o cenário climático.

 Conforme citado nos últimos relatórios da National Oceanic Atmospheric Administration (NOAA) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em relação ao enfraquecimento do fenômeno El Niño, aumentou a possibilidade de transição para condições neutras nos próximos meses, com possível desenvolvimento de uma La Niña no segundo semestre.

 Para o mês de maio, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), indica tendência de chuva acima da média em grande parte das regiões Norte e Sul, leste da Região Sudeste e dos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, bem como em áreas pontuais do centro-sul da Região Nordeste. Já no extremo-norte e sul da Região Norte, norte da Região Nordeste, Região Centro-Oeste e interior da Região Sudeste, além de áreas do centro-norte do Paraná é prevista chuva próxima e abaixo da média.

 A Previsão Climática Trimestral de maio a julho do INPE, indica chuva abaixo da média em grande parte da área central do país, além de grande parte do AC, AM, RO, TO, BA e Região Sudeste, exceto sul de SP. E chuvas acima da média na faixa norte da Região Norte parte dos estados do RN, litoral da PB, PE e AL, sul de SP além de parte da Região Sul.

 Segundo o INMET, a previsão de chuva próxima e acima da média no Matopiba poderá beneficiar o potencial produtivo das lavouras em desenvolvimento e colheita. Entretanto, normalmente a partir do mês de maio, existe uma redução da chuva no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino. Assim, algumas áreas do norte de Minas Gerais, parte central da Bahia, sul de Tocantins, divisa de Mato Grosso e Goiás, oeste de São Paulo e de Mato Grosso do Sul podem sofrer redução dos níveis de umidade do solo.

 Já nas regiões Sul, leste de São Paulo e sudoeste de Mato Grosso do Sul, são previstos acumulados de chuva acima da média, mantendo os níveis de água no solo elevados e favorecendo o manejo e desenvolvimento dos cultivos de primeira e segunda safra, mas podem interromper a colheita em algumas áreas. Na parte oeste do Paraná, há possibilidade de restrição hídrica nas lavouras onde a previsão aponta chuvas ligeiramente abaixo da média.

 Em atenção aos eventos climáticos nas transições entre El Niño & La Niña, o planejamento da safra associada ao monitoramento do clima, se tornam ferramentas importantes para a tomada de decisões.

 Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca