07 Casa na Bocaina - 9º Prêmio Arquitetura

20 de abr. de 2023 · 3m 37s
07 Casa na Bocaina - 9º Prêmio Arquitetura
Descripción

AUDIODESCRIÇÃO: localizada em uma das áreas mais preservadas da Mata Atlântica, em Bananal, São Paulo, com 382 m², é um projeto dos arquitetos Ana Altberg e César Jordão, concluído em...

mostra más
AUDIODESCRIÇÃO: localizada em uma das áreas mais preservadas da Mata Atlântica, em Bananal, São Paulo, com 382 m², é um projeto dos arquitetos Ana Altberg e César Jordão, concluído em 2022. Construída no meio da mata, a casa na Bocaina respeita as condições naturais do local, a arquitetura dos povos originários, tem um cuidado grande com os materiais que utiliza, com os sistemas de armazenamento e saneamento da água, e a preservação do solo, gerando menos impacto para a fauna e flora locais.
A casa Bocaina tem formato circular, e remete a um grande útero, com dois arcos em formato de “V” na fachada, integrados a dois quadrados afastados, um em cada ponta, abrigando entre si um espaço em comum. O projeto se destaca pela característica sustentável, valorização e respeito à natureza, com captação e utilização de águas das chuvas, reutilização de resíduos como nutrientes para o próprio solo, com a fossa de bananeiras, controle da luminosidade, buscando harmonia com a floresta, não afastando os animais e a vista do céu.
A parte interna da casa não possui divisórias, integrando sala, cozinha, e lareira, com quatro suítes e três amplos terraços, que são plataformas de observação da mata, montanhas e estrelas. A fachada, com grandes janelas retangulares, é revestida com ripas finas de madeira de Itaúba, que têm função térmica, protege a parte de alvenaria, se abre e fecha como esquadrias para os quartos. A casa tem telhado inclinado com calhas de vidro com bastante luminosidade e vista privilegiada da floresta. O telhado é conectado aos arcos e arrematado por calhas em formato de V que se afunilam e captam as águas pluviais. Os três terraços têm piso claro de pedra branca que auxiliam no reflexo da luz durante o dia e a noite.
As fotos mostram os detalhes da fachada, da cisterna embutida para captação de água, das calhas e do saneamento. Os banheiros utilizam uma fossa de bananeiras que preserva as águas e lençol freático, gerando resíduos que servem para o próprio solo.

OBSERVAÇÕES DO JURI
“O respeito ao lugar não se restringe apenas à preservação de recursos hídricos e vegetais, mobilizando outros elementos, como a fauna e o firmamento. Um exemplo disso é o projeto luminotécnico, que trabalha com menores índices de luminosidade, de forma a não afugentar os animais lindeiros e de não ofuscar a vista do céu”.
Clevio Rabelo

-
Audiodescrição: Ver com Palavras
Elaboração de roteiro: Lívia Motta, Andréia Paiva e César Tunas
Narração: Andréia Paiva e César Tunas
Edição e finalização: PH Soluções Audiovisuais
Consultoria: Cristiana Cerchiari
mostra menos
Información
Autor Instituto Tomie Ohtake
Página web -
Etiquetas
-

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca