9 de abr. de 2024 · 3m 12s

Olá, hoje é terça-feira, 09 de abril de 2024 meu nome é Marcelo Matsumura, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Piracicaba – SP e falaremos sobre o...

mostra más
Olá, hoje é terça-feira, 09 de abril de 2024 meu nome é Marcelo Matsumura, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Piracicaba – SP e falaremos sobre o cenário climático.

 Conforme citado nos relatórios anteriores da NOAA e INPE, em relação ao enfraquecimento do fenômeno El Niño, aumentou a possibilidade de transição para condições neutras no próximo trimestre, com possível desenvolvimento de uma La Niña no segundo semestre. A Previsão Climática Trimestral de abril a junho do INPE, indica chuva acima da média em grande parte da Região Sul e Estado de SP, além do MS. Chuvas abaixo da média entre a Região Norte e Nordeste, exceto em pontos do AM e RR.

 A previsão ainda possui reflexo da atual situação de El Niño. Para o mês de abril, o Instituto Nacional de Meteorologia, indica tendência de chuva abaixo da média na maior parte do país, exceto em algumas áreas do AM, PA, RO, MS, SC, PR, norte do RS e grande parte da Região Sudeste, que podem ter precipitações dentro ou ligeiramente acima da média. Em relação às temperaturas, a tendência é de ficarem acima da média em todo o país.

 Segundo o INMET, a previsão de chuva abaixo da média em parte do Matopiba poderá afetar o potencial produtivo das lavouras em desenvolvimento, mas o processo de colheita pode ser beneficiado. O mesmo cenário está previsto para os Estados de MT e GO. Já nas regiões Sul, Sudeste e centro-norte do MS, são previstos volumes de chuva próximos ou acima da média para o mês de abril/2024, mantendo os níveis de água no solo elevados, favorecendo o manejo e desenvolvimento dos cultivos de primeira e segunda safra, mas podem interromper a colheita em algumas áreas. Ao contrário, no Sul do MS e Centro-sul do RS, há possibilidade de restrição hídrica nas lavouras, onde a previsão aponta chuva ligeiramente abaixo da média, podendo afetar o desenvolvimento das culturas que se encontram em estágios de maior necessidade hídrica.

 Devido aos eventos climáticos no período de El Niño, o planejamento da safra associada ao monitoramento do clima, se tornam ferramentas importantes para a tomada de decisões. Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca