09/07/2024 - Cenário climático
Descarga y escucha en cualquier lugar
Descarga tus episodios favoritos y disfrútalos, ¡dondequiera que estés! Regístrate o inicia sesión ahora para acceder a la escucha sin conexión.
Descripción
Olá, hoje é terça-feira, 09 de julho de 2024 meu nome é Marcelo Matsumura, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Piracicaba – SP e falaremos sobre o...
mostra másConforme monitoramento da NOAA, em relação ao fenômeno El Niño, modelos estatísticos consideram esse momento como de neutralidade, e o possível desenvolvimento de uma La Niña no segundo semestre. Para o mês corrente, o Instituto Nacional de Meteorologia, indica previsão de chuva próxima e abaixo da média no Centro-Oeste, Sudeste, sul da Região Norte, interior da Região Nordeste e oeste da Região Sul. Chuvas acima da média estão indicadas na faixa norte do Brasil, entre RR, PA e AM, e em áreas pontuais no leste das regiões Nordeste, Sudeste e Sul.
A tendência para as temperaturas é de que estas fiquem acima da média, principalmente na Região mais central. Temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média foram apontadas para o RS. Em áreas de maior altitude das regiões Sul e Sudeste, não se descarta a ocorrência de geadas em algumas localidades. Na Previsão Climática Trimestral, de julho a setembro do INPE, há indicação de chuvas abaixo da média em grande parte do Centro-Oeste, Sudeste, norte do PR, sul de RO e RR, e grande parte do AM, TO e BA. Na Região Nordeste, apesar da previsão de chuvas abaixo da média, poderá ocorrer episódios de chuvas intensas no litoral. Chuvas acima da média são esperadas para parte dos estados da Região Sul e norte do estado de RR e do AP.
A previsão de temperatura indica tendência acima da média em grande parte do Brasil, exceto para o extremo sul, com previsão de ficar dentro da média no período. Segundo o INMET, com a previsão de redução da chuva em grande parte do Brasil, os níveis de umidade no solo poderão diminuir, principalmente no Matopiba e regiões Centro-Oeste e Sudeste, além do centro-norte do Paraná, prejudicando lavouras em andamento. Entretanto, a falta de chuva no interior do Nordeste e Região Centro-Oeste poderá favorecer a maturação e colheita do algodão, e da cana-de açúcar e café na Região Sudeste.
Devido aos eventos climáticos ocorridos nos últimos anos, o planejamento da safra associado ao monitoramento do clima são ferramentas importantes para a tomada de decisões.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
Información
Autor | Broto |
Organización | Broto |
Página web | - |
Etiquetas |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company