09/08/2022 - Cenário do trigo

9 de ago. de 2022 · 3m 12s
09/08/2022 - Cenário do trigo
Descripción

Olá, hoje é terça-feira, 09 de agosto de 2022, meu nome é Sérgio Luiz Sousa, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Campos Novos-SC e vamos falar sobre o...

mostra más
Olá, hoje é terça-feira, 09 de agosto de 2022, meu nome é Sérgio Luiz Sousa, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Campos Novos-SC e vamos falar sobre o cenário do Trigo.
O plantio da safra brasileira 22/22 encontra-se encerrado, com área de cultivo estimada 3 milhões de hectares, aproximadamente. Quantidade que supera em 10% a safra 2021.
Conforme a Emater, a área cultivada no Rio Grande do Sul cresceu 15% em relação à safra anterior, alcançando 1,41 milhão de hectares, o que representa 47% da área cultivada no Brasil. As lavouras estão predominantemente, em estágio vegetativo, pois a época de plantio é mais tardia em relação as demais estados produtores.
Já no Paraná, o DERAL indicou cultivo de 1,17 milhão hectares, o que representa 39% da área plantada no país. No momento, 89% das lavouras se encontram em boas condições, contudo a estiagem na região noroeste do Estado segue afetando a produtividade das lavouras.
Em Santa Catarina, segundo dados da EPAGRI, a área plantada foi de 127 mil hectares, 24% de aumento em relação à safra 21/21.
As lavouras desses Estados, que representam 90% da área cultivada com trigo no Brasil em 2022, encontram-se, em sua maioria, em fase susceptível a danos por geadas e seca (desenvolvimento, floração e frutificação), sendo o mês de agosto, decisivo para a definição da produção brasileira.
Na Argentina, principal mercado de importação do Brasil, foram cultivados 98% dos 6,1 milhões de hectares previstos e 23% das lavouras estão em condição regular ou ruim, devido à seca que atinge a região noroeste do país, conforme informações da Bolsa de Cereales de Buenos Aires.
A exportação dos grãos da Ucrânia estava paralisada desde o início da guerra com a Rússia. Contudo, voltou a ocorrer pelo porto de Odessa. Esse aumento na oferta segue pressionando a cotação internacional do produto e conforme o volume exportado se eleve, as cotações devem sofrer maior pressão negativa.
No Brasil, o indicador Cepea/Esalq-Paraná registrou queda de 6% nos últimos 30 dias, com a tonelada do cereal cotada a R$ 2.066,47. Atualmente, o produto continua sendo comercializado no Brasil em média acima de R$ 2.050,00 a tonelada. Contudo, a influência da desvalorização da cotação internacional e do câmbio tende a refletir em ajustes nos preços internos.
E como podemos ajudar nossos clientes nesse momento?
O Banco do Brasil disponibiliza a linhas de investimento para armazenagem e de comercialização para este e outros grãos de inverno. Consulte sua agência BB e parceiros agro, para mais informações.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Boa safra!!!!
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca