09/08/2023 - Cenário do trigo

9 de ago. de 2023 · 3m 1s
09/08/2023 - Cenário do trigo
Descripción

Olá, hoje é 09 de agosto de 2023, meu nome é Leandro Milléo, Assessor de Agronegócios em Passo Fundo - RS e vamos falar sobre o cenário do Trigo. O...

mostra más
Olá, hoje é 09 de agosto de 2023, meu nome é Leandro Milléo, Assessor de Agronegócios em Passo Fundo - RS e vamos falar sobre o cenário do Trigo.

O plantio está finalizado no Brasil. Segundo a CONAB, são esperados cerca de 3 milhões e 429 mil hectares na safra 23/24, aumento de 11% em relação à safra passada.

Na região Sul, principal produtora, o estado do Paraná, segundo dados do Deral-PR, aumentou 13% a área semeada para 1,39 milhão hectares e espera-se incremento de 30% na produção, com 4,5 milhões de toneladas. As lavouras estão predominantemente em estágio reprodutivo, com 93% em boas condições.

No Rio Grande do Sul, foram plantados 1,5 milhão de hectares, área igual da safra passada, conforme dados da Emater. A expectativa é uma produção 4,7 milhões de toneladas, redução de 17% ante a safra passada. As lavouras estão em desenvolvimento vegetativo e apesar de algumas regiões apresentarem condições climáticas irregulares, as lavouras vêm se desenvolvendo bem.

Nos demais estados, destaca-se Goiás, com a colheita do trigo de sequeiro já finalizada. Foram cultivados 80 mil hectares, sendo 70% dessa área em cultivo de sequeiro. Espera-se produção de 310 mil toneladas, aumento de 130% em relação à safra 2022. As lavouras irrigadas encontram-se em fase de enchimento de grãos e apresentam boas condições.

No cenário internacional, destacamos o clima nos principais países produtores. Enquanto a Europa, Ucrânia e Rússia tiveram clima favorável e estão colhendo o trigo com boas produtividades, a Austrália e China enfrentam clima seco e quente. Já os Estados Unidos e Canadá a situação é mista, com lavouras enfrentando problemas de seca e outras em boas condições.

Importante destacar a intensificação do conflito entre Rússia e Ucrânia, que tem gerado preocupações sobre a demanda global e refletido diretamente nos preços futuros do produto. Em Chicago, o trigo chegou a subir 17% em julho, devolvendo estes ganhos nos últimos dias. Ainda, a notícia que a Índia considera cortar ou abolir os impostos de importação sobre o trigo movimenta o mercado. Contudo, esses fatores não chegaram a influenciar os preços internos do grão.

O indicador Cepea/Esalq-Paraná registrou queda de -3,45% nos últimos 30 dias, cotado a R$ 1.300,31 por tonelada. Comparado ao mesmo período do ano anterior a redução foi de 27%. A demanda no mercado interno permanece baixa devido à ausência de compradores, pois os moinhos estão abastecidos.

Para apoiar nossos clientes, o Banco do Brasil disponibiliza a contratação de linhas de investimento para aquisição de máquinas, implementos e correção de fertilidade para safra 2023. Consulte seu gerente de relacionamento.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca