09/08/2023 - Cenário do trigo
Descarga y escucha en cualquier lugar
Descarga tus episodios favoritos y disfrútalos, ¡dondequiera que estés! Regístrate o inicia sesión ahora para acceder a la escucha sin conexión.
Descripción
Olá, hoje é 09 de agosto de 2023, meu nome é Leandro Milléo, Assessor de Agronegócios em Passo Fundo - RS e vamos falar sobre o cenário do Trigo. O...
mostra másO plantio está finalizado no Brasil. Segundo a CONAB, são esperados cerca de 3 milhões e 429 mil hectares na safra 23/24, aumento de 11% em relação à safra passada.
Na região Sul, principal produtora, o estado do Paraná, segundo dados do Deral-PR, aumentou 13% a área semeada para 1,39 milhão hectares e espera-se incremento de 30% na produção, com 4,5 milhões de toneladas. As lavouras estão predominantemente em estágio reprodutivo, com 93% em boas condições.
No Rio Grande do Sul, foram plantados 1,5 milhão de hectares, área igual da safra passada, conforme dados da Emater. A expectativa é uma produção 4,7 milhões de toneladas, redução de 17% ante a safra passada. As lavouras estão em desenvolvimento vegetativo e apesar de algumas regiões apresentarem condições climáticas irregulares, as lavouras vêm se desenvolvendo bem.
Nos demais estados, destaca-se Goiás, com a colheita do trigo de sequeiro já finalizada. Foram cultivados 80 mil hectares, sendo 70% dessa área em cultivo de sequeiro. Espera-se produção de 310 mil toneladas, aumento de 130% em relação à safra 2022. As lavouras irrigadas encontram-se em fase de enchimento de grãos e apresentam boas condições.
No cenário internacional, destacamos o clima nos principais países produtores. Enquanto a Europa, Ucrânia e Rússia tiveram clima favorável e estão colhendo o trigo com boas produtividades, a Austrália e China enfrentam clima seco e quente. Já os Estados Unidos e Canadá a situação é mista, com lavouras enfrentando problemas de seca e outras em boas condições.
Importante destacar a intensificação do conflito entre Rússia e Ucrânia, que tem gerado preocupações sobre a demanda global e refletido diretamente nos preços futuros do produto. Em Chicago, o trigo chegou a subir 17% em julho, devolvendo estes ganhos nos últimos dias. Ainda, a notícia que a Índia considera cortar ou abolir os impostos de importação sobre o trigo movimenta o mercado. Contudo, esses fatores não chegaram a influenciar os preços internos do grão.
O indicador Cepea/Esalq-Paraná registrou queda de -3,45% nos últimos 30 dias, cotado a R$ 1.300,31 por tonelada. Comparado ao mesmo período do ano anterior a redução foi de 27%. A demanda no mercado interno permanece baixa devido à ausência de compradores, pois os moinhos estão abastecidos.
Para apoiar nossos clientes, o Banco do Brasil disponibiliza a contratação de linhas de investimento para aquisição de máquinas, implementos e correção de fertilidade para safra 2023. Consulte seu gerente de relacionamento.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
Información
Autor | Broto |
Organización | Broto |
Página web | - |
Etiquetas |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Comentarios