09/09/2024 - Perspectiva semanal: mercado agro
Regístrate gratis
Escucha este episodio y muchos más. ¡Disfruta de los mejores podcasts en Spreaker!
Descarga y escucha en cualquier lugar
Descarga tus episodios favoritos y disfrútalos, ¡dondequiera que estés! Regístrate o inicia sesión ahora para acceder a la escucha sin conexión.
Descripción
Olá! Hoje é segunda-feira, 09 de setembro de 2024, Fabíola Lira, estou Assessora de Agronegócios e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva do Agronegócio do Banco...
mostra másIniciando com a soja, espera-se que no próximo dia 12/09 o USDA divulgue o seu relatório mensal de oferta e demanda para o mês de setembro. A expectativa do mercado é que os números da safra norte-americana sejam corrigidos para valores acima de 124 milhões de toneladas. Em se confirmando esses dados, a pressão sobre as cotações na CBOT aumentará.
A originação das compras chinesas começará a ter maior volume na soja dos Estados unidos, uma vez que ela está mais competitiva que a soja sul-americana. Embora a aversão ao risco financeiro tenha diminuído no mercado financeiro, as preocupações com o desempenho da economia chinesa continuarão no radar, uma vez que impactará diretamente a demanda por commodities.
O clima sobre as lavouras nos EUA permanecerá no radar dos Traders, assim como os mapas climáticos brasileiros, que tem previsão de clima seco e quente para o início de plantio da soja no Centro Oeste brasileiro. No Brasil, o câmbio, prêmios e demanda interna darão suporte aos preços que deverão se manter com viés de estabilidade no curto prazo e com baixa para o médio prazo.
No tocante ao milho, conforme a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), a previsão climática para os próximos dias nos Estados Unidos aponta para temperaturas acima da normalidade e chuvas abaixo da normalidade no leste do cinturão agrícola no país, isso pode prejudicar o enchimento de grãos das lavouras mais tardias, e elevar os preços no curto prazo. No dia 03/09 o USDA divulgou as condições das lavouras estadunidenses que continuou com mesmo percentual entre boas a excelentes em relação à semana anterior (65%). O Órgão divulgará no dia 12/09 seu balanço entre oferta e demanda global referente ao mês de setembro, que poderá trazer volatilidade às cotações no período.
No Brasil, a Conab também irá divulgar seu 12º Levantamento Safra 2023/24, trazendo suas estimativas finais para este ciclo. Os preços físicos no mercado interno podem seguir o movimento de alta observado na última semana. De acordo com os pesquisadores do Cepea, parte dos consumidores já indicam ter dificuldades em novas aquisições.
Para o café, destaca-se que com o clima desfavorável no Brasil e Vietnã, os preços do café tendem a alta volatilidade, aguardando os primeiros dados de produção do Vietnã e a confirmação das floradas no Brasil. Os fundamentos de clima, oferta internacional do robusta e dólar em alta sustentam os preços do café. Com a colheita do café de chão (varrição) se encerrando no Brasil, as atenções dos produtores se voltam para os tratos culturais da safra 2024/25.
A meteorologia prevê início das chuvas nas principais regiões produtoras do Brasil a partir da 2ª quinzena de 09/24, porém com volumes maiores somente em 11/24. Os produtores mantêm a estratégia de comercialização da atual safra, com vendas parciais para cumprir com as despesas imediatas e obrigações, porém mais agressivos nas vendas em função dos bons preços atuais.
Quanto ao boi gordo, é importante frisar que a necessidade de abastecer o mercado interno atacadista de carne bovina, com demanda firme e as exportações aquecidas, devem contribuir para que os frigoríficos se disponham a pagar mais pela arroba adquirida do produtor rural. Na espera do início do período chuvoso, para recuperar as pastagens nas principais regiões produtoras, o pecuarista retarda a compra dos animais de reposição, perdendo a oportunidade de ter uma relação de troca favorável entre o boi e o bezerro.
Analistas apostam nos fatores que indicam uma virada de ciclo pecuário, com indícios de que a fase de alta pode estar em curso. Caso esse movimento venha a ocorrer, o pecuarista que fizer boa reposição neste período, de começo do movimento de alta, pode conseguir boas margens na época da negociação do boi gordo.
Com o aumento nas cotações do boi gordo no mercado futuro, repetindo o movimento de alta da semana anterior, surgem boas oportunidades de proteção de preço, que podem trazer margem positiva na atividade.
Desejamos a todos os nossos clientes uma excelente semana, bons negócios e até a próxima!
Información
Autor | Broto |
Organización | Broto |
Página web | - |
Etiquetas |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company