09/10/2024 - Cenário do feijão

9 de oct. de 2024 · 3m 24s
09/10/2024 - Cenário do feijão
Descripción

Olá, hoje é quarta-feira, 09/10/2024, meu nome é Carlos Brunelli, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil e falaremos sobre o cenário do feijão.  Segundo o 12º Levantamento da Safra...

mostra más
Olá, hoje é quarta-feira, 09/10/2024, meu nome é Carlos Brunelli, Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil e falaremos sobre o cenário do feijão. 

Segundo o 12º Levantamento da Safra Brasileira de Grãos da CONAB, a produção total de feijão no Brasil deve ser de 3 milhões e 249 mil toneladas na safra 2023/2024, sendo 942 mil toneladas de feijão 1ª safra, 1 milhão 512 mil toneladas de feijão 2ª safra e 795 mil toneladas de feijão 3ª safra.

No Paraná, maior produtor de feijão preto do Brasil, os produtores retomaram a produção neste início da safra 2024/2025, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), a previsão para o início de safra é de que o plantio seja 29% maior que no mesmo período de 2023, com área estimada em 138 mil e quinhentos hectares sendo que mais da metade desta área já está semeada. Apesar da seca no início de setembro, a chuva dos últimos dias ajudou e os produtores iniciaram o plantio. O valor da saca passou de R$ 305, o que tem incentivado os produtores. Os preços mais baixos da soja é outro fator que tem incentivado o aumento da área plantada de feijão preto. 

Segundo o Deral, se as condições climáticas forem favoráveis, o Paraná poderá produzir 266 mil e 800 toneladas de feijão preto, um volume 66% maior do que as 160 mil toneladas colhidas entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024, período conhecido como a primeira safra ou safra de verão.

Esse aumento nos preços é impulsionado pela expectativa de continuidade nas exportações de feijão preto para países da América Latina, como México e Venezuela. Esses dois países receberam mais de 10 mil toneladas do Paraná. Essas exportações, incomuns, fizeram com que o Paraná ampliasse sua participação no mercado externo e se aproximasse do Mato Grosso, maior exportador do país.

Com relação ao Feijão Carioca Extra, safra nova, o preço da saca de 60 quilos na região de Unaí (MG), atualmente é de R$238,00.

O Banco do Brasil, principal parceiro do agronegócio brasileiro, coloca à disposição dos produtores rurais, linhas de crédito de investimento e custeio para a cultura do feijão. 

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil.  

Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima! 
mostra menos
Información
Autor Broto
Organización Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca