10/04/2024 - Cenário da citricultura

10 de abr. de 2024 · 3m 29s
10/04/2024 - Cenário da citricultura
Descripción

Olá, hoje é quarta-feira, 10 de abril de 2024, meu nome é Marcelo Matsumura, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Piracicaba, São Paulo e falaremos sobre o...

mostra más
Olá, hoje é quarta-feira, 10 de abril de 2024, meu nome é Marcelo Matsumura, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Piracicaba, São Paulo e falaremos sobre o cenário da citricultura.

  A terceira reestimativa da safra de laranja 2023/24, publicada em 09 de fevereiro pelo Fundecitrus (PES), manteve a projeção de produção em pouco mais de 307 milhões de caixas de 40,8 kg, isso representa uma diminuição de 0,7% em comparação com a estimativa inicial da safra. Enquanto a colheita das variedades precoces encerrou com um aumento de 2,27 milhões de caixas graças às chuvas abundantes no primeiro semestre de 2023, as projeções para as variedades de meia-estação e tardias ainda indicam uma queda de 4,39 milhões de caixas. Essas projeções são devido às condições desfavoráveis, refletindo a continuidade do cenário climático adverso que marcou o segundo semestre do ano passado, com chuvas abaixo da média histórica e temperaturas elevadas, que intensificaram a evapotranspiração. Outro fator que influenciou a diminuição da safra inclui o agravamento do greening.

  Segundo empresas de assistência técnica, a safra de laranja 2024/25 pode apresentar queda em torno 20% frente à de 2023/24. Essa expectativa vem do reflexo da alta incidência de greening (sobretudo nos pomares paulistas) e do clima adverso (temperaturas elevadas e chuvas menos frequentes). Caso a estimativa se confirme, a temporada pode ser, novamente, de oferta inferior à necessidade das fábricas de suco, que, por sua vez, devem manter elevada a demanda pela fruta.

  Segundo o CEPEA, o mercado de laranjas para a indústria segue sinalizando um cenário de oferta inferior à demanda neste ano, tanto para o spot (ainda com as frutas remanescentes da safra 2023/24) quanto para os novos contratos para 2024/25. De acordo com pesquisadores do Cepea, em ambos os casos, os valores de negociação estão elevados, fundamentados na necessidade das fábricas de recompor os estoques de suco de laranja. Recentemente, as movimentações para compras de laranjas da próxima temporada se intensificaram, com propostas ao redor de R$ 65,00/caixa de 40,8 kg, colhida e posta na fábrica.

  Para apoiar os citricultores brasileiros o Banco do Brasil disponibiliza linhas de crédito para o custeio dos pomares e investimento na melhoria da estrutura produtiva, irrigação, máquinas, implementos e renovação de pomares.

  Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável, até a próxima!
mostra menos
Información
Autor Broto
Organización Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca