10 Centro de Referência Quebradeiras de Babaçu - 9º Prêmio Arquitetura

20 de abr. de 2023 · 3m 7s
10 Centro de Referência Quebradeiras de Babaçu - 9º Prêmio Arquitetura
Descripción

AUDIODESCRIÇÃO: O projeto Centro de Referência Quebradeiras de Babaçu de 2022, realizado pelo Estúdio Flume, situa-se na Mata dos Cocais, no povoado de Sumauma, município de Vitória de Mearim, no...

mostra más
AUDIODESCRIÇÃO: O projeto Centro de Referência Quebradeiras de Babaçu de 2022, realizado pelo Estúdio Flume, situa-se na Mata dos Cocais, no povoado de Sumauma, município de Vitória de Mearim, no Maranhão. Como o nome diz, o projeto abriga uma coletividade de mulheres que sustentam sua comunidade através do trabalho com a árvore do babaçu, que é de fundamental importância econômica para as comunidades locais. O principal derivado da árvore do babaçu é o óleo extraído de suas amêndoas, localizadas dentro do coco do babaçu, prática essa, executada majoritariamente pelas mulheres, as chamadas quebradeiras de coco.
O projeto está diretamente ligado com o território e a natureza do lugar. O pavilhão de 275 m² situado em uma área de 483m², em meio à natureza, tem na terra e na madeira certificada os principais materiais que compõem as paredes dos vários galpões separados por pátios abertos. Os galpões têm fachada de tijolos à vista e palha treliçada.
Uma dupla cobertura transparente sobrepõe toda a área, sustentada por estrutura de madeira clara, favorecendo o conforto térmico e a iluminação natural. Entre os galpões, pátios de descanso e convívio, voltados para encontros comunitários e permitindo que as mães possam trabalhar com seus filhos por perto. Contornando o espaço, cercas de bambu.
Compõem os materiais da exposição do projeto, além de fotos da estrutura, imagens de plantas baixas e em perspectiva, fotos dos materiais utilizados e das trabalhadoras Quebradeiras de Babaçu, sentadas no chão no meio de milhares de cocos, quebrando-os com toras de madeira ou pequenas marretas.

OBSERVAÇÕES DO JURI
“Indo além da banalização discursiva da ‘sustentabilidade’, essa arquitetura se engaja de forma prática com as transformações socioambientais que o atual momento histórico demanda, agregando ainda técnicas simples de captação de águas das chuvas e saneamento descentralizado, pedagogicamente apresentadas à comunidade”.
Thaís Rosa

-
Audiodescrição: Ver com Palavras
Elaboração de roteiro: Lívia Motta, Andréia Paiva e César Tunas
Narração: Andréia Paiva e César Tunas
Edição e finalização: PH Soluções Audiovisuais
Consultoria: Cristiana Cerchiari
mostra menos
Información
Autor Instituto Tomie Ohtake
Página web -
Etiquetas
-

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca