11/01/2023 - Cenário do algodão
Descarga y escucha en cualquier lugar
Descarga tus episodios favoritos y disfrútalos, ¡dondequiera que estés! Regístrate o inicia sesión ahora para acceder a la escucha sin conexión.
Descripción
Olá, hoje é quarta-feira, 11 de janeiro, meu nome é Marcos Lira, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Tangará da Serra no Mato Grosso e falaremos sobre...
mostra másMesmo em meio a notícias como menor colheita na Índia e abandono de lavouras nos EUA na safra passada, as cotações seguem oscilando desde o final de 2022, refletindo o medo de uma recessão mundial.
O avanço no número de casos de Covid-19 no final do ano passado tem ainda deixado o mercado receoso. Por outro lado, a reabertura do mercado Chinês é vista como uma oportunidade, uma vez que o maior mercado consumidor de pluma poderá voltar às compras. Somado a este fato, temos uma menor produção americana, que aliada ao aumento da cotação do barril do petróleo, podem proporcionar suporte às cotações.
O primeiro semestre de 2023 será decisivo para que os países produtores de pluma do hemisfério Norte (Índia, China e EUA) apresentem suas intenções de plantio para a próxima safra 23/24, podendo repercutir na oferta de matéria-prima para o segundo semestre.
Por outro lado, o Brasil, quarto maior produtor mundial, iniciou em dezembro o plantio da safra 22/23 após o final do “vazio sanitário”. A perspectiva é de o plantio alcance 1,65 milhão de hectares e uma produção de 2,95 milhões toneladas de pluma, conforme ABRAPA.
No momento, a área plantada no país é de 25% e praticamente metade da produção estimada já está comprometida. Para 2023, o desafio da associação nacional de produtores é consolidar o Brasil como um fornecedor regular de pluma a países como a China, Vietnã, Turquia e Bangladesh (juntos responsáveis por 67% das exportações brasileiras).
Ressaltamos que o algodão é uma das commodities mais vulneráveis à volatilidade de preços e ao cenário de incertezas econômicas globais no médio/longo prazo. Desta forma, é importante que o cotonicultor continue atento ao mercado, aproveitando os momentos de valorização da pluma para comercializar sua produção, assim como proteger suas margens com a utilização do Termo de Moedas e das Opções Agro do BB.
Procure seu gerente de relacionamento para maiores informações e conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
Información
Autor | Broto |
Organización | Broto |
Página web | - |
Etiquetas |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company