11/10/2023 - Cenário do trigo

11 de oct. de 2023 · 3m 20s
11/10/2023 - Cenário do trigo
Descripción

Olá, hoje é 11 de outubro de 2023, meu nome é Carla Auler, Assessora de Agronegócios em Ibirubá - RS e vamos falar sobre o cenário do Trigo. A colheita...

mostra más
Olá, hoje é 11 de outubro de 2023, meu nome é Carla Auler, Assessora de Agronegócios em Ibirubá - RS e vamos falar sobre o cenário do Trigo.

A colheita avança pelo país, segundo a CONAB, até o momento foram colhidos 41% da área total cultivada na safra 23/24, de 3 milhões e 450 mil hectares. Nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia a colheita já ultrapassou 80%, com bons parâmetros.

O estado do Paraná, segundo o Deral, colheu 69% da área semeada. Devido ao excesso de chuvas e o surgimento de doenças houve uma perda de qualidade do grão. A expectativa de produção foi revista para 4,1 milhões de toneladas, redução de 400 mil toneladas frente a expectativa inicial, mesmo assim representa incremento de 18% em relação à safra passada.

No Rio Grande do Sul, segundo dados da Emater, foram colhidos 3% da área. As lavouras encontram-se predominantemente no estágio final de produção, com 81% entre enchimento de grãos e maturação. As chuvas intensas, temperaturas atípicas, falta de luminosidade e a dificuldade para o manejo fitossanitário, principalmente fungicidas, colaboraram para o surgimento e a proliferação de doenças. Alguns levantamentos apontam potencial de perdas nas áreas mais afetadas.

No cenário internacional, destaque para a Argentina, que em 2022 representou 78% das importações brasileiras. Segundo dados da bolsa de cereais de Buenos Aires, a previsão para a safra 2023 é de 16,5 milhões de toneladas, aumento de 26% em relação à safra passada, o que pode ser prejudicado, devido as condições ruins de algumas lavouras com a escassez de chuvas.

O indicador Cepea/Esalq-Paraná registrou queda de 1,84%nos últimos 30 dias, cotado a R$ 1.007,25/ton. Comparado ao mesmo período do ano anterior a redução foi de 58%. O avanço da colheita no Brasil e a expectativa de uma boa safra Argentina são fatores baixistas. Além disso, a perda na qualidade do grão, pode levar os preços a patamares ainda menores.

Para apoiar nossos clientes, o Banco do Brasil orienta aos produtores que tiveram suas culturas afetadas com os eventos climáticos que acionem os mitigadores de risco como Proagro e seguro agrícola. Para mais informações consulte seu gerente de relacionamento.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca