12/04/2023 - Cenário do café Conilon

12 de abr. de 2023 · 2m 59s
12/04/2023 - Cenário do café Conilon
Descripción

Olá, hoje é quarta-feira, 12 de abril de 2023, meu nome é Gildenize Barbosa Ferreira de Oliveira, Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Linhares-ES e vamos falar sobre...

mostra más
Olá, hoje é quarta-feira, 12 de abril de 2023, meu nome é Gildenize Barbosa Ferreira de Oliveira, Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Linhares-ES e vamos falar sobre o cenário do CAFÉ CONILON.

No decurso do mês de abril é iniciada a colheita do café conilon nas principais regiões produtoras. Nesse cenário de colheita, a dificuldade de encontrar mão de obra vem se agravando nos últimos anos, que além de mais cara, também está escassa tanto no Espírito Santo, como em áreas da Bahia e leste de MG. Alguns produtores já estão apostando na colheita mecanizada e semimecanizada, mas ainda em fase de testes e apresentando alto custo na aquisição de máquinas e equipamentos.

Condições climáticas desfavoráveis no início do ciclo produtivo, como a ocorrência de ventos fortes e frios em algumas regiões, sugerem que a produção seja aquém do potencial. No entanto, nas áreas que não foram atingidas por esses eventos, o café está apresentando boa granação com perspectivas de alta produção.

Em Rondônia, apesar de problemas climáticos no mês de novembro de 2022, a safra mantém previsão de aumento de produção em relação à safra anterior. Os produtores estão apostando na irrigação localizada, onde estão conseguindo aumentar a média da produtividade das lavouras. No momento, a tendência é de baixa nas cotações. O aumento dos estoques de café robusta da ICE e notícias de aumento nas exportações de café do Vietnã que foi divulgado no último relatório do Departamento Geral de Estatísticas Aduaneiras do país em 10/04 são os principais fatores baixistas. O Vietnã é o maior produtor mundial de café conilon.

No mercado externo, os contratos futuros em Londres com vencimento em maio/23 fecharam o dia 06/04, negociados a US$ 2.299/T com baixa de 0,65%. No mercado físico interno houve baixa em relação as últimas semanas de março, com cotação fechando em R$ 620,00 na COOABRIEL.

Para atender as demandas do produtor, o Banco do Brasil disponibiliza linhas de crédito específicas, para atender todas as necessidades na condução das lavouras.

Para ouvir este e outros BBcasts acesse “blog.broto.com.br/bbcast”traço”agro” ou ouça diretamente em sua plataforma de streaming de preferência.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
mostra menos
Información
Autor Broto
Organización Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca