12/07/2023 - Cenário do trigo

12 de jul. de 2023 · 2m 53s
12/07/2023 - Cenário do trigo
Descripción

Olá, hoje é 12 de Julho de 2023, meu nome é Leandro Milléo, Assessor de Agronegócios em Passo Fundo-RS e vamos falar sobre o cenário do Trigo. O plantio ultrapassou...

mostra más
Olá, hoje é 12 de Julho de 2023, meu nome é Leandro Milléo, Assessor de Agronegócios em Passo Fundo-RS e vamos falar sobre o cenário do Trigo.

O plantio ultrapassou 91% da área prevista no Brasil e, segundo dados da CONAB, são esperados para a safra 23/24 uma área de aproximadamente 3 milhões e 300 mil hectares, aumento de 10% em relação à safra passada.

Na região sul, principal produtora, o Paraná é o estado mais adiantado, com 96% da área já semeada e expectativa de aumento de 12% de área em relação à safra anterior, para 1 milhão 389 mil hectares, segundo o Deral-PR. As lavouras estão predominantemente em estágio vegetativo e na maioria em boas condições.

Em Santa Catarina o plantio atingiu 54% da área, expectativa de redução de 9% na área em relação à safra passada, para 127 mil hectares.

No Rio Grande do Sul, o plantio chegou a 88% da área prevista, em igual área, de 1 milhão e 505 mil hectares, segundo a Emater. As lavouras estão na fase de desenvolvimento vegetativo e até o momento apresentam boas condições.

Nos demais estados, destaca-se Goiás, onde o trigo de sequeiro já está em colheita e apresenta boa produtividade. As lavouras irrigadas encontram-se em fase de enchimento de grãos e apresentam boas condições.

No cenário internacional, destaque para a Argentina, que em 2022 representou 78% das importações brasileiras. O plantio alcançou 81% da área total projetada na safra 23/24, conforme relatório da Bolsa de Cereales de Buenos Aires e a área projetada foi reduzida em 5%, para 6 milhões de hectares.

Outro ponto relevante para o mercado de Trigo é a possibilidade de a Rússia deixar o acordo de grãos do Mar Negro, que foi prorrogado até o dia 17 de julho. A interrupção prejudicaria as exportações de grãos da Ucrânia, principalmente milho e trigo, refletindo diretamente nos preços do produto no mercado externo.

O indicador Cepea/Esalq-Paraná registrou queda de -2,47% nos últimos 30 dias, cotado a R$ 1.327,67 por tonelada. Comparado ao mesmo período do ano anterior a redução foi de 38%. A oferta no cenário nacional, devido a produção recorde brasileira da safra passada, ainda pressiona negativamente os preços.
E como podemos ajudar nossos clientes nesse momento?

O Banco do Brasil disponibiliza a contratação de custeio agrícola de Trigo e outras culturas de inverno para safra 2023. Para mais informações, consulte sua agência BB e parceiros agro. Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca