12/09/2022 - Cenário do trigo
Descarga y escucha en cualquier lugar
Descarga tus episodios favoritos y disfrútalos, ¡dondequiera que estés! Regístrate o inicia sesión ahora para acceder a la escucha sin conexión.
Descripción
Olá, hoje é segunda-feira 12 de setembro de 2022, meu nome é Sérgio Luiz Sousa, Assessor de Agronegócios em Campos Novos-SC e vamos falar sobre o cenário do Trigo. A...
mostra másA safra brasileira segue em pleno desenvolvimento. Segundo dados da CONAB, a expectativa é que a produção brasileira seja recorde, superior a 9,3 milhões de toneladas, volume 22% superior ao da safra passada.
Boa parte desse aumento se deve a produção dos estados do Rio Grande do Sul e Paraná, que juntos são responsáveis por 86% da produção nacional.
No RS é esperada a maior safra da história, com produção superior a 4 milhões de toneladas, reflexo do clima favorável. Atualmente, 96% das lavouras estão entre fase vegetativa e floração, com boas condições.
Também é esperado crescimento da produção no Paraná, para 3,9 milhões de toneladas, alta de 21% ante a safra passada. A colheita avança no estado, com 12% da área já colhida, mas a ocorrência de chuvas preocupa os produtores nesta fase, pois pode comprometer a qualidade final dos grãos. Atualmente, 78% das lavouras se encontram em boas condições.
As geadas que atingiram a região Sul em meados de agosto não trouxeram perdas significativas, apesar da forte intensidade do fenômeno em regiões de relevância para a cultura, como norte do RS e sul do PR.
Nos demais estados produtores, destaca-se a colheita no oeste Baiano, que apesar da pequena área plantada, alcançou ótimas produtividades, em torno de 145 sacas por hectare, em sistema irrigado. O trigo é uma grande oportunidade para a rotação de culturas na região.
Na Argentina, segundo Bolsa de Cereales de Buenos Aires, foram cultivados 6,1 milhões de hectares, área 9% inferior à safra passada. A região norte do país sofre com falta de chuvas e geadas que atingiram as lavouras, fazendo com que 24% da área encontre-se em condições ruim ou regular.
As cotações recuaram diante do incremento da oferta com o avanço da colheita no Hemisfério Norte, escoamento da safra ucraniana e início da colheita em algumas regiões do Brasil. O indicador Cepea/Esalq registrou queda de 10,3% nos últimos 30 dias, com o cereal cotado a R$ 1.848,70/t no dia 06/09. Caso as condições climáticas permaneçam favoráveis e a safra cheia se confirme, haverá uma concentração de oferta do produto no mercado nacional, pressionando negativamente as cotações.
Para auxiliar o produtor na melhor estratégia de negociação da produção, o Banco do Brasil disponibiliza linha de comercialização para este e outros cereais de inverno. Consulte sua agência BB e parceiros agro para maiores informações.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Boa safra!
Información
Autor | Broto |
Organización | Broto |
Página web | - |
Etiquetas |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Comentarios