13/03/2024 - Cenário da cana-de-açúcar
Descarga y escucha en cualquier lugar
Descarga tus episodios favoritos y disfrútalos, ¡dondequiera que estés! Regístrate o inicia sesión ahora para acceder a la escucha sin conexión.
Descripción
Olá, hoje é 13 de março de 2024, eu sou Graça Fogli, Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Araraquara, SP, e hoje vamos falar sobre o cenário da...
mostra másA safra 23/24 de cana-de-açúcar da região Centro-Sul registrou produtividade de 87,6 t/ha, de abril a dezembro de 2023. Isto significa cerca de 10 t a mais do que a média das últimas 15 safras, segundo o Centro de Tecnologia Canavieira – CTC.
Estas altas produtividades obtidas são resultado das condições climáticas, com chuvas bem distribuídas e acima da média em todo o centro Sul. Os municípios que se destacaram foram Araçatuba (+37%), Piracicaba e São José do Rio Preto (+25%), em relação à safra anterior.
O fechamento 23/24 deve ser de 655 Milhões de t de cana moída que resultaram em 42,5 Mi t de açúcar e 33,5 Bi L de etanol.
E, melhor ainda, além da alta produtividade, os custos baixaram entre 15 e 20%, de acordo com o Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas – Pecege. Mas, e a safra 24/25, a ser iniciada oficialmente em abril? O que esperar?
As previsões feitas por grande maioria dos órgãos especializados no assunto têm revisto as suas posições. Expectativa de chuvas abaixo da média e a chegada do fenômeno climático La Niña no segundo semestre, são fatores de queda na produção. Além disso, a alta no consumo de mudas e a tímida renovação dos canaviais devem impactar a nova safra.
A Datagro, empresa de consultoria agrícola de Ribeirão Preto, durante o evento “Abertura de Safra”, no dia 06 de março, apresentou projeção de 592 Mit de cana a ser produzida, menor em quase 10%, se comparada à safra passada.
Entretanto, haverá pouco impacto na oferta de açúcar e etanol, se considerados os estoques atuais destes produtos. Enfim, o clima será o protagonista para a definição da produtividade da safra 24/25. Para atender às necessidades da cultura da cana-de-açúcar, o produtor pode sempre contar com o Banco do Brasil.
Há linhas de crédito para investimento, como implantação e reforma de canaviais, irrigação, compra de máquinas e implementos para a atividade, além do tradicional crédito de custeio agrícola e CPR.
Quer saber sobre as principais cadeias do agronegócio, e muito mais? Inscreva-se na nossa página do Broto! www.broto.com.br. Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil.
Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
Información
Autor | Broto |
Organización | Broto |
Página web | - |
Etiquetas |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Comentarios