13/09/2023 - Cenário do trigo

13 de sep. de 2023 · 3m 30s
13/09/2023 - Cenário do trigo
Descripción

Olá, hoje é 13 de setembro de 2023, meu nome é Carla Auler, Assessora de Agronegócios em Ibirubá - RS e vamos falar sobre o cenário do Trigo. A colheita...

mostra más
Olá, hoje é 13 de setembro de 2023, meu nome é Carla Auler, Assessora de Agronegócios em Ibirubá - RS e vamos falar sobre o cenário do Trigo.

A colheita avança pelo pais, segundo dados da CONAB, até o momento já foram colhidos 18% da área total cultivada na safra 23/24, de 3 milhões e 450 mil hectares. Destaque para os estados de Goiás e Minas Gerais, onde a colheita já passou de 80%, com boas produtividades e qualidade do produto.

Na região Sul, principal produtora, o estado do Paraná, segundo dados do Deral-PR, já colheu 26% da área semeada de 1 milhão e 400 mil hectares, principalmente nas regiões norte e oeste do estado, o grão obtido tem apresentado alta qualidade. O Deral projeta incremento de 30% na produção, com expectativa de 4,5 milhões de toneladas.

No Rio Grande do Sul, segundo dados da Emater, foram semeados 1 milhão e 505 mil hectares, as lavouras se encontram predominantemente entre floração e enchimento de grãos, e a atenção dos produtores se volta para o clima, houve ocorrência de geadas, granizo e ventos fortes de forma pontual, além disso o que mais prejudicou foi o excesso de chuvas que atingiu todo o estado. Ocasionando em algumas lavouras erosão do solo, acamamento das plantas e também proporcionando condições favoráveis para o aparecimento de doenças da espiga como Giberela e Brusone. O levantamento dos danos só será possível ao longo das próximas semanas, com o desenvolver da cultura.

No cenário internacional, destaque para a Argentina, que em 2022 representou 78% das importações brasileiras. Segundo dados da bolsa de cereales de Buenos Aires, o plantio foi finalizado com área de 5,9 milhões de hectares, redução de 100 mil hectares em relação a safra passada, porém a expectativa de produção é de aumento de 35%, para 16,5 milhões de toneladas.

Outro destaque no cenário internacional é a suspensão por parte da Rússia do acordo de exportações do mar negro. Segundo dados do USDA O “acordo de cereais” mediado pela Turquia e pelas Nações Unidas permitiu à Ucrânia exportar quase 33,0 milhões de toneladas de grãos, sendo 8,9 milhões toneladas de trigo. A principal rota de exportação Ucrâniana se tornam os portos do rio Danúbio, porém ataques russos a infraestrutura de armazenagem colocam em dúvida a capacidade de exportação do país.

O indicador Cepea/Esalq-Paraná registrou queda de -2,71% nos últimos 30 dias, cotado a R$ 1.125,06 por tonelada. Comparado ao mesmo período do ano anterior a redução foi de 37%. O avanço da colheita, principalmente no Paraná, segundo maior produtor do país, e a expectativa de uma boa safra Argentina, pressionam o preço do produto para baixo.

Para apoiar nossos clientes, o Banco do Brasil disponibiliza a contratação de linhas de investimento para aquisição de máquinas, implementos e correção de fertilidade para safra 2023. Consulte seu gerente de relacionamento.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
mostra menos
Información
Autor Broto
Página web -
Etiquetas

Parece que no tienes ningún episodio activo

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Actual

Portada del podcast

Parece que no tienes ningún episodio en cola

Echa un ojo al catálogo de Spreaker para descubrir nuevos contenidos.

Siguiente

Portada del episodio Portada del episodio

Cuánto silencio hay aquí...

¡Es hora de descubrir nuevos episodios!

Descubre
Tu librería
Busca