13/09/2023 - Cenário do trigo
Descarga y escucha en cualquier lugar
Descarga tus episodios favoritos y disfrútalos, ¡dondequiera que estés! Regístrate o inicia sesión ahora para acceder a la escucha sin conexión.
Descripción
Olá, hoje é 13 de setembro de 2023, meu nome é Carla Auler, Assessora de Agronegócios em Ibirubá - RS e vamos falar sobre o cenário do Trigo. A colheita...
mostra másA colheita avança pelo pais, segundo dados da CONAB, até o momento já foram colhidos 18% da área total cultivada na safra 23/24, de 3 milhões e 450 mil hectares. Destaque para os estados de Goiás e Minas Gerais, onde a colheita já passou de 80%, com boas produtividades e qualidade do produto.
Na região Sul, principal produtora, o estado do Paraná, segundo dados do Deral-PR, já colheu 26% da área semeada de 1 milhão e 400 mil hectares, principalmente nas regiões norte e oeste do estado, o grão obtido tem apresentado alta qualidade. O Deral projeta incremento de 30% na produção, com expectativa de 4,5 milhões de toneladas.
No Rio Grande do Sul, segundo dados da Emater, foram semeados 1 milhão e 505 mil hectares, as lavouras se encontram predominantemente entre floração e enchimento de grãos, e a atenção dos produtores se volta para o clima, houve ocorrência de geadas, granizo e ventos fortes de forma pontual, além disso o que mais prejudicou foi o excesso de chuvas que atingiu todo o estado. Ocasionando em algumas lavouras erosão do solo, acamamento das plantas e também proporcionando condições favoráveis para o aparecimento de doenças da espiga como Giberela e Brusone. O levantamento dos danos só será possível ao longo das próximas semanas, com o desenvolver da cultura.
No cenário internacional, destaque para a Argentina, que em 2022 representou 78% das importações brasileiras. Segundo dados da bolsa de cereales de Buenos Aires, o plantio foi finalizado com área de 5,9 milhões de hectares, redução de 100 mil hectares em relação a safra passada, porém a expectativa de produção é de aumento de 35%, para 16,5 milhões de toneladas.
Outro destaque no cenário internacional é a suspensão por parte da Rússia do acordo de exportações do mar negro. Segundo dados do USDA O “acordo de cereais” mediado pela Turquia e pelas Nações Unidas permitiu à Ucrânia exportar quase 33,0 milhões de toneladas de grãos, sendo 8,9 milhões toneladas de trigo. A principal rota de exportação Ucrâniana se tornam os portos do rio Danúbio, porém ataques russos a infraestrutura de armazenagem colocam em dúvida a capacidade de exportação do país.
O indicador Cepea/Esalq-Paraná registrou queda de -2,71% nos últimos 30 dias, cotado a R$ 1.125,06 por tonelada. Comparado ao mesmo período do ano anterior a redução foi de 37%. O avanço da colheita, principalmente no Paraná, segundo maior produtor do país, e a expectativa de uma boa safra Argentina, pressionam o preço do produto para baixo.
Para apoiar nossos clientes, o Banco do Brasil disponibiliza a contratação de linhas de investimento para aquisição de máquinas, implementos e correção de fertilidade para safra 2023. Consulte seu gerente de relacionamento.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
Información
Autor | Broto |
Organización | Broto |
Página web | - |
Etiquetas |
Copyright 2024 - Spreaker Inc. an iHeartMedia Company
Comentarios